O POSICIONAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS NOS CONFLITOS DA GUERRA CIBERNÉTICA

doi.org/10.51891/rease.v6i11.291

Autores

  • Marcel de Macedo Lima Giffoni Faculdade Cidade Verde – Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v6i11.291

Palavras-chave:

Internet, Tecnologia, Guerra Cibernética, Defesa e Forças Armadas.

Resumo

 A internet, que é um dos maiores avanços tecnológicos da área de comunicações, trouxe diversas vantagens para a sociedade, já que proporciona uma maior interação entre pessoas das mais variadas partes do mundo sem a necessidade de um deslocamento físico. Com o passar dos anos, a sociedade foi se tornando cada vez mais dependente dessa tecnologia, já que grande parte dos serviços usados pela população encontra-se na rede mundial de computadores. O lado negativo dessa revolução tecnológica se deve pela exploração, por intermédio de hackers, das falhas existentes nessa extensa rede de dados, logo incidentes de segurança foram aparecendo no decorrer de sua utilização. Com isso, conflitos que afetam diretamente a sociedade foram surgindo, por tal, motivo o termo guerra cibernética surgiu, pois, recursos tecnológicos são usados com os mesmos objetivos de uma guerra convencional. As Forças Armadas brasileiras possuem estratégias de atuação na prevenção de ataques para uma melhor defesa cibernética no Brasil.

Biografia do Autor

Marcel de Macedo Lima Giffoni, Faculdade Cidade Verde – Maringá

Graduado em Engenharia da Computação. Universidade ENIAC – São Paulo e  Sistemas de Informação. Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro, pós-graduado em Banco de Dados. Faculdade Cidade Verde – Maringá - Paraná, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro,  pos- graduado em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Militar e especialista em Cybercrime e Cibersecurity: Prevenção e Investigação de Crimes Digitais. Faculdade Cidade Verde E- mail: marcelgiffoni@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

de Macedo Lima Giffoni, M. . (2020). O POSICIONAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS NOS CONFLITOS DA GUERRA CIBERNÉTICA: doi.org/10.51891/rease.v6i11.291. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 202–209. https://doi.org/10.51891/rease.v6i11.291