ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA

Autores

  • Dayana Cardoso Aguiar Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu
  • Sandonaid Andrei Geisler

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2831

Palavras-chave:

Epidermólise bolhosa. Enfermagem. Doença rara. Cuidados de enfermagem. diagnóstico precoce. Profissional de enfermagem.

Resumo

Sendo a epidermólise bolhosa uma doença de classificação rara, poucos estudos são direcionados a esta doença e a falta de instrução aos profissionais de enfermagem acaba sendo uma prática comum; o que prejudica o diagnostico precoce e compromete o atendimento adequado ao paciente desta condição. Isso porque a assistência adequada deve ser prestada aos portadores de epidermólise bolhosa de modo emergencial e precoce, afim de minimizar traumas, atritos, pressão, e agravamento das feridas características dessas doenças. Objetivo: Investigar na literatura cientifica os cuidados de enfermagem necessários para uma assistência de enfermagem adequada a pacientes com Epidermólise Bolhosa. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico de caráter exploratório, que de modo qualitativo procura estudar a respeito da Epidermólise Bolhosa os cuidados específicos que devem ser atribuídos aos profissionais de enfermagem no tratamento desta condição. Resultados: Através da pesquisa realizada, pode-se constatar que o atendimento personalizado ao paciente com epidermólise bolhosa, não apenas reduz os riscos de agravamento e complicações da doença, como possibilita que os indivíduos, ainda que com essas anomalias, tenham sua qualidade de vida melhorada através dos cuidados e do tratamento especializado. Conclusão: Ao profissional de enfermagem, o estudo sobre o tratamento da epidermólise e as implicações técnicas adequadas para esta condição é algo indispensável e necessário para assegurar a eficiência no tratamento nos pacientes desta condição.

Biografia do Autor

Dayana Cardoso Aguiar, Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) – Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu. E- dayana.cardoso@hotmail.com.

Sandonaid Andrei Geisler

biologiasnag@hotmail.com

Downloads

Publicado

08/11/2021

Como Citar

Aguiar, D. C. ., & Geisler, S. A. . (2021). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2359–2378. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2831