O ENSINO REMOTO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elias Vieira de Paula Centro Universitário Augusto Motta
  • Everton Rangel Bispo Centro Universitário Augusto Motta
  • Kátia Eliane Santos Avelar Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2667

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Empreendedorismo. Educação

Resumo

A escola contemporânea tem procurado novas formas e modelos que venham dinamizar a aprendizagem em todos os seus segmentos. Dentre os novos modelos surge a metodologia ativa da educação que é a estratégia de dar ao aluno a autonomia e o protagonismo para a aprendizagem. Diante do grande índice de desemprego entre os jovens, caracterizado por diversos fatores da economia, este estudo teve por objetivo desenvolver uma ferramenta tecnológica destinada ao ensino do empreendedorismo e da inovação. O aplicativo denominado “PROCOMECE” contém orientações, informações e conteúdos básicos necessários para a criação de um negócio.  Os dados foram coletados por meio de um workshop presencial com perguntas acerca da relevância do App para estudantes da educação básica. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do aplicativo foi útil, não só como ferramenta com orientações, mas também, como instrumento de conhecimento, pois eles desconheciam as informações básicas para serem agentes de transformação local. A partir do uso do aplicativo perceberam a possibilidade de criação de um negócio com objetivo de solucionar problemas. Assim, concluiu-se que o desenvolvimento do aplicativo móvel atendeu as expectativas, pois serviu como ferramenta de orientação e informação para atuação dos estudantes da educação básica sendo protagonistas da aprendizagem.

Biografia do Autor

Elias Vieira de Paula, Centro Universitário Augusto Motta

[1] Mestrando em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: eliasvdepaula@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6694-3157

Everton Rangel Bispo, Centro Universitário Augusto Motta

Doutor em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e metalúrgicos pela PUC-Rio.Professor do Centro Universitário Augusto Motta. Pesquisador do programa Pós graduação em desenvolvimento Local do centro universitário Augusto Motta.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0990-4992

Kátia Eliane Santos Avelar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências pela UFRJ.  Pesquisadora em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local no Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ. E-mail: katia.avelar@gmail.com.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7883-9442

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Paula, E. V. de ., Bispo, E. R. ., & Avelar, K. E. S. . (2021). O ENSINO REMOTO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1346–1362. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2667