O ENSINO REMOTO COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2667Palavras-chave:
Metodologia Ativa. Empreendedorismo. EducaçãoResumo
A escola contemporânea tem procurado novas formas e modelos que venham dinamizar a aprendizagem em todos os seus segmentos. Dentre os novos modelos surge a metodologia ativa da educação que é a estratégia de dar ao aluno a autonomia e o protagonismo para a aprendizagem. Diante do grande índice de desemprego entre os jovens, caracterizado por diversos fatores da economia, este estudo teve por objetivo desenvolver uma ferramenta tecnológica destinada ao ensino do empreendedorismo e da inovação. O aplicativo denominado “PROCOMECE” contém orientações, informações e conteúdos básicos necessários para a criação de um negócio. Os dados foram coletados por meio de um workshop presencial com perguntas acerca da relevância do App para estudantes da educação básica. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do aplicativo foi útil, não só como ferramenta com orientações, mas também, como instrumento de conhecimento, pois eles desconheciam as informações básicas para serem agentes de transformação local. A partir do uso do aplicativo perceberam a possibilidade de criação de um negócio com objetivo de solucionar problemas. Assim, concluiu-se que o desenvolvimento do aplicativo móvel atendeu as expectativas, pois serviu como ferramenta de orientação e informação para atuação dos estudantes da educação básica sendo protagonistas da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY