DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE INTERNAÇÃO E ÓBITOS POR FISSURA LABIAL E PALATINA NAS REGIÕES BRASILEIRAS (2015-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26232

Palavras-chave:

Epidemiologia. Fissura Labiopalatina. Saúde pública.

Resumo

Esse artigo buscou caracterizar o perfil epidemiológico das internações hospitalares e óbitos associados às fendas labiais e palatinas no Brasil, no período de 2015 a 2024. Trata-se de um estudo epidemiológico ecológico, descritivo e retrospectivo, baseado na análise de dados secundários extraídos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Os resultados demonstraram um total de 73.082 internações e 70 óbitos no período analisado. Observou-se uma marcante desigualdade regional, com a Região Sudeste concentrando o maior volume de internações e mortes, enquanto a Região Norte apresentou elevada letalidade proporcional. O perfil dos acometidos revelou predominância do sexo masculino e da população branca nas internações, contrastando com a maior mortalidade na população parda. Constatou-se ainda que a letalidade incidiu de forma severa em crianças menores de um ano, evidenciando a extrema vulnerabilidade neste estágio de vida. Conclui-se que as fissuras orofaciais persistem como um desafio para a saúde pública brasileira. As disparidades geográficas e raciais no acesso aos serviços especializados ressaltam a necessidade imperativa de descentralização do atendimento e do fortalecimento de políticas públicas inclusivas, visando mitigar a mortalidade evitável e garantir a equidade na reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santinoni Couto, FAMEMA

Graduanda em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Daniel Malagoli Sousa, FAMEMA

Graduando em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Amanda Satomi Kimura Minami , FAMEMA

Graduanda em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Lucas Cesar Bedore Zeni, FAMEMA

Graduando em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Maria Eduarda Rodrigues Lima Lopes, FAMEMA

Graduanda em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Augusto Frederico Meinhart Dantas, FAMEMA

Graduando em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Pietra Porto Sumida, FAMEMA

Graduanda em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Catharina Saito de Oliveira, FAMEMA

Graduando em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Enzo Rodrigo Nascimento, FAMEMA

Graduando em Medicina - Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.

Jairo Pinheiro da Silva, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Doutor em Clínica Cirúrgica - Ciências Médicas - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP RP.

Downloads

Publicado

2026-05-21

Como Citar

Couto, F. S., Sousa, D. M., Minami , A. S. K., Zeni, L. C. B., Lopes, M. E. R. L., Dantas, A. F. M., … Silva, J. P. da. (2026). DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE INTERNAÇÃO E ÓBITOS POR FISSURA LABIAL E PALATINA NAS REGIÕES BRASILEIRAS (2015-2024). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(5), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26232