RISCOS DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O EMAGRECIMENTO

Autores

  • Stephany Montenegro Lobo Universidade Iguaçu
  • Vicente Antonio de Senna Junior Fundação Oswaldo Cruz
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2525

Palavras-chave:

Inibidores de apetite. Obesidade. Emagrecimento. Riscos. Perda de peso.

Resumo

A obesidade é descrita como o acúmulo excessivo e anormal de gordura corporal e que em diferentes faixas etárias, a gordura atinge níveis que podem prejudicar a saúde. Sendo assim, para os pacientes que não conseguem obter perda de peso adequada, através de dietas, exercícios e alterações comportamentais, a terapia medicamentosa é mais indicada, juntamente com um monitoramento obtendo segurança e eficácia. Em síntese, fica claro que a maioria dos indivíduos preferem a utilização de fármacos anorexígenos, realizando assim a automedicação descontrolada. Dessa forma, a assistência farmacêutica é indispensável para orientar os usuários quanto à ação farmacológica desses medicamentos. Nessa pesquisa serão abordados os seguintes fármacos: Anfepramona, Fluoxetina e Sibutramina.

Biografia do Autor

Stephany Montenegro Lobo, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia na Universidade Iguaçu (UNIG). E-mail: stephanymlobo@gmail.com.

Vicente Antonio de Senna Junior, Fundação Oswaldo Cruz

Orientador . Mestre em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (2005). Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Gama Filho (1997) com especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (2003) na Fundação Oswaldo Cruz, e em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente leciona como professor, nos cursos de Graduação de Farmácia, Enfermagem, Biologia, Nutrição e Radiologia na Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro.. E-mail: vicente_sennajr@yahoo.com.br.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Veiga de Almeida

Co-autor. Mestre em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida (2016). Graduação em Enfermagem na Universidade Iguaçu (2008) com Especialização em Enfermagem do Trabalho na Universidade Iguaçu (2009) e em Ensino e Biociência na Fundação Oswaldo Cruz (2011). Graduação em Odontologia com Especialização em Endodontia - ABO. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro. E-mail: leonard.gui@homail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Lobo, S. M. ., Senna Junior, V. A. de ., & Andrade, L. G. de . (2021). RISCOS DO USO DE MEDICAMENTOS PARA O EMAGRECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1456–1466. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2525