CARACTERIZAÇÃO FARMACOBOTÂNICA, FITOQUÍMICA E POTENCIAL BIOLÓGICO DE DALBERGIA ECASTAPHYLLUM (L.) TAUB: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24217

Palavras-chave:

Dalbergia ecastaphyllum. Fitoquímica. Bioatividade.

Resumo

Esse artigo buscou analisar os aspectos farmacobotânicos, fitoquímicos e o potencial biológico da D. ecastaphyllum (L.) através de uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, SciELO, Scopus e Embase, abrangendo artigos publicados entre 2015 e 2025. A análise dos 12 estudos selecionados evidenciou uma distinção química clara entre os órgãos vegetais da espécie, sendo que os caules, mediante interação com o besouro Agrilus propolis, produzem isoflavonoides (formononetina, vestitol, neovestitol e medicarpina) característicos da própolis vermelha; já as folhas são ricas em flavonoides e compostos fenólicos. O potencial biológico incluiu atividade antioxidante, fotoprotetora, anticoagulante, leishmanicida e inibitória de enzimas ligadas à síndrome metabólica. Estudos toxicológicos confirmaram a segurança e ausência de genotoxicidade dos extratos, indicando que a espécie apresenta potente viabilidade farmacológica. A distinção fitoquímica entre folhas e caules da D. ecastaphyllum direciona para aplicações terapêuticas específicas, sugerindo que, além de sustentar a cadeia da própolis, possui potencial intrínseco para o desenvolvimento de novos fitoterápicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Erivanda Castelo Meireles, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos - PPgDITM/Universidade Federal do Ceará – UFC.  

Igor Lima Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos - PPgDITM/Universidade Federal do Ceará-UFC.

Julio Henrique Rodrigues Gomes, UFAL

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas/ Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Sávio Ricardo de Oliveira Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas/ Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Thayná Figueiredo Góis, UFAL

Mestranda do Programa de Pós graduação em Ciências Farmacêuticas/ Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Afonso Leoncio Saraiva Junior, UFC

Graduando em Farmácia/ Universidade Federal do Ceará-UFC.

Irinaldo Diniz Basílio Júnior, UFAL

Coorientador. Doutor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Mary Anne Medeiros Bandeira, UFC

Orientadora: Profª Farmacognosia/Universidade Federal do Ceará - UFC. 

Downloads

Publicado

2026-02-19

Como Citar

Meireles, M. E. C., Soares, I. L., Gomes, J. H. R., Silva, S. R. de O., Góis, T. F., Saraiva Junior, A. L., … Bandeira, M. A. M. (2026). CARACTERIZAÇÃO FARMACOBOTÂNICA, FITOQUÍMICA E POTENCIAL BIOLÓGICO DE DALBERGIA ECASTAPHYLLUM (L.) TAUB: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24217