DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA: A CORRIDA COMO MÉTODO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS (PMAM)

Autores

  • Gabriel Coutinho de Lima FOCUS
  • Denison Melo de Aguiar UniSalento
  • Flávio Humberto Pascarelli Lopes UniSalento
  • Bruno Patrício de Azevedo Campos Faculdade La Salle de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24173

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Segurança Pública. Neuroplasticidade. Corrida. Polícia Militar do Amazonas.

Resumo

O presente artigo analisa a correlação entre a saúde biopsicossocial do profissional de segurança pública e a efetivação dos Direitos Humanos, com foco no cenário da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A investigação fundamenta-se na premissa de que a integridade cognitiva e física do agente é condição sine qua non para o uso estrito e proporcional da força em ambientes de alto estresse operacional e condições climáticas adversas. Através de uma revisão bibliográfica qualitativa, o estudo articula conceitos de neuroplasticidade, como a produção de Brain-Derived Neurotrophic Factor (BDNF) induzida pela corrida, e a otimização da percepção visual em modalidades esportivas de habilidade aberta. A discussão é ancorada na Portaria Interministerial nº 2 de 2010, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais de segurança pública como política de Direitos Humanos. Os resultados indicam que o condicionamento físico aeróbico e a acuidade visual dinâmica reduzem falsos positivos na tomada de decisão, mitigando riscos de violência institucional desproporcional. Conclui-se pela necessidade de institucionalizar o esporte como carga horária de serviço na PMAM, garantindo o "direito a ter direitos" do servidor para a proteção da dignidade humana da sociedade amazônida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho de Lima, FOCUS

Especialista em Segurança Pública. Faculdade FOCUS.

Denison Melo de Aguiar, UniSalento

Pós-Doutor em Direito. UniSalento - Itália. 

Flávio Humberto Pascarelli Lopes, UniSalento

Pós-Doutor em Direito. UniSalento - Itália.

Bruno Patrício de Azevedo Campos, Faculdade La Salle de Manaus

Especialista em Docência do Ensino Superior.  Faculdade La Salle de Manaus. 

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Lima, G. C. de, Aguiar, D. M. de, Lopes, F. H. P., & Campos, B. P. de A. (2026). DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA: A CORRIDA COMO MÉTODO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS (PMAM). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–23. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24173