A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Robson Canteiro Valenzuela Faculdades Magsul
  • Debora Regina Lambreht Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2410

Palavras-chave:

Artes Visuais. Educação Infantil. Criatividade.

Resumo

O presente trabalho buscou reverenciar a importância do ensino das Artes Visuais na Educação Infantil em meio escolar. Assim, obteve-se como objetivo geral refletir a importância do ensino das Artes Visuais na Educação Infantil em meio escolar. Para tanto foi necessária a elaboração de objetivos específicos que norteassem e alcançassem a finalidade principal, em que foi realizado levantamento bibliográfico durante o estudo sobre os conceitos e interpretações de autores renomados das Artes Visuais e sua contribuição em âmbito escolar. Para agregar no estudo, a pesquisa bibliográfica levantou e refletiu sobre as evoluções e influências das Artes Visuais desde as séries iniciais. Este trabalho também teve como base a pergunta problema: Qual é a importância e contribuição do ensino das Artes Visuais na Educação Infantil? A metodologia empregada foi de caráter exploratório e descritivo, pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Ao final deste trabalho pode-se afirmar que todos os objetivos foram devidamente alcançados e a pergunta norteadora respondida, uma vez que as Artes Visuais proporcionam, cada vez mais, o desenvolvimento de raciocínio e social, assim como alavanca a criatividade dos alunos na execução das tarefas e associação das outras disciplinas.

Biografia do Autor

Robson Canteiro Valenzuela, Faculdades Magsul

Possui graduação em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016), possui pós-graduação em Artes Visuais pela Faculdade Venda. Nova do Imigrante - FAVENI (2017), cursou Segunda Licenciatura em Pedagogia na Faculdades Magsul (2018). E-mail: robinn.valenzuela@gmail.com.

Debora Regina Lambreht, Universidade Federal da Grande Dourados

Especialista em Alfabetização e Letramento, Licenciada em Artes Cênicas/Teatro pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Foi bolsista do PIBID -Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Subprojeto de Artes Cênicas da mesma universidade. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Teatro. Professora de Arte na Escola Estadual Onze de Março, em Cáceres/MT.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Valenzuela, R. C. ., & Lambreht, D. R. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 222–230. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2410