JOVENS TRABALHANDO POR PLATAFORMAS DE MOBILIDADE URBANA: UMA NOVA REALIDADE DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Thaís Aguiar dos Santos UNEMAT
  • Felipe Neres Ferreira UNEMAT
  • Ana Aparecida Morais de Oliveira UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23908

Palavras-chave:

Juventude. Trabalho. Precarização. Uberização.

Resumo

O presente artigo busca compreender a inserção de jovens no trabalho por plataformas de mobilidade urbana em Sinop, Mato Grosso, investigando os motivos que levam parte da população a optar por esse tipo de ocupação, que vem ganhando espaço na sociedade nos últimos tempos. A pesquisa parte da investigação com jovens entre 18 e 24 anos, pois a busca por essa ocupação tem sido crescente, a chamada “uberização”. O estudo busca compreender como essa forma de trabalho está relacionada a questões como direitos, precarização, flexibilização e proteção social. A fundamentação da pesquisa apresentada baseia-se na relação entre juventude e trabalho, dialogando com autores das ciências sociais que analisam esses fatores no ambiente de trabalho.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Aguiar dos Santos, UNEMAT

Pós-graduada em Juventude e transformações sociais contemporâneas. Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Felipe Neres Ferreira, UNEMAT

Pós-graduando em Juventude e transformações sociais contemporâneas. Licenciado em Geografia. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Ana Aparecida Morais de Oliveira, UNEMAT

Doutoranda em Desenvolvimento Socioeconômico (UNESC), com período sanduíche na Universidad Nacional de Entre Ríos – UNER/Argentina. Mestre em Política Social, Estado e Direitos Sociais. Especialista em Direito Empresarial e Relações do Trabalho. Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Downloads

Publicado

2026-02-04

Como Citar

Santos, T. A. dos, Ferreira, F. N., & Oliveira, A. A. M. de. (2026). JOVENS TRABALHANDO POR PLATAFORMAS DE MOBILIDADE URBANA: UMA NOVA REALIDADE DO MERCADO DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.23908