DESAFIOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES NO ENSINO DA BOTÂNICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23882

Palavras-chave:

Ensino da Botânica. Desafios pedagógicos. Desafios curriculares. Professores do ensino secundário.

Resumo

Este estudo analisa as percepções de professores do ensino secundário sobre os desafios pedagógicos e curriculares associados ao ensino da Botânica. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa, de natureza descritivo-interpretativa, envolvendo doze professores de Biologia de quatro escolas secundárias localizadas nas províncias de Benguela, Luanda e Huíla, República de Angola, seleccionados por amostragem intencional. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que os docentes identificam como principais desafios a elevada abstracção dos conteúdos de botânica, a fraca articulação entre teoria e prática, a insuficiência de recursos didácticos, limitações na formação específica e fragilidades na organização curricular. Estes factores condicionam a aprendizagem significativa e o envolvimento dos alunos. Conclui-se que a superação destes desafios requer uma reorganização curricular que valorize a Botânica no ensino secundário, associada ao reforço da formação pedagógica específica dos professores e à adopção de estratégias de ensino mais contextualizadas e orientadas para a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bunga Menga, ISCED

Licenciado em Ensino da Biologia pelo ISCED-Uíge. Estudante do curso de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pelo ISCED-Benguela.

Ermelinda Monteiro Silva Cardoso, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. Docente e Coordenadora do curso de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola.

Fernando Vianeque Agostinho, Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade "Enrique José Varona". Docente do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Benguela, Angola.

Edgar Essuvi de Oliveira Jacob, ISCTE

Doutor em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Docente do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Benguela, Angola.

Downloads

Publicado

2026-01-29

Como Citar

Menga, J. B., Cardoso, E. M. S., Agostinho, F. V., & Jacob, E. E. de O. (2026). DESAFIOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES NO ENSINO DA BOTÂNICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23882