ATUALIZAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UTI RESPIRATÓRIA

Autores

  • Fábio Gomes da Silva Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
  • Geovanna Cristina de Lima UNIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23756

Palavras-chave:

Fisioterapia Respiratória. UTI. Atualização. Ventilação Mecânica.

Resumo

A prática do fisioterapeuta na UTI respiratória demanda constante atualização devido aos avanços em técnicas e diretrizes. Este artigo revisa as principais novidades no campo entre 2020 e 2026, abordando métodos eficazes, tecnologias emergentes e estratégias de capacitação. Os resultados destacam a relevância da ventilação mecânica não invasiva, técnicas de hiperinsuflação como a breath stacking, mobilização precoce, ecografia respiratória e simulação clínica, além da necessidade de formação continuada. A discussão enfatiza a importância da evidência científica na tomada de decisão e da atuação multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Gomes da Silva, Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco

Bacharel Em fisioterapia. Pós-graduado em fisioterapia em UTI. Fisioterapeuta respiratório na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Geovanna Cristina de Lima, UNIBRA

Orientadora. Mestrado profissional em terapia intensiva- Instituto Brasileiro de terapia intensiva (IBRATI). Docente Centro Universitário Brasileiro(UNIBRA) Escola Técnica De Saúde Hospital Português-(RHP).

Downloads

Publicado

2026-01-20

Como Citar

Silva, F. G. da, & Lima, G. C. de. (2026). ATUALIZAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UTI RESPIRATÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–6. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23756