O PAPEL DA EJA NA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO

Autores

  • Elisabete Teodoro Rodrigues Geraldo Faculdade Padre João Bagozzi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23721

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Analfabetismo. Inclusão Social. Cidadania. Políticas Educacionais.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma política essencial no combate ao analfabetismo no Brasil, oferecendo oportunidades de escolarização e garantindo o acesso a direitos básicos de cidadania. Embora o número de pessoas não alfabetizadas tenha diminuído ao longo dos anos, o problema ainda persiste, especialmente em regiões onde as desigualdades sociais são mais marcantes. Este artigo discute o papel da EJA na superação do analfabetismo, analisando seus desafios e possibilidades. Por meio de revisão bibliográfica e observação de práticas pedagógicas, busca-se compreender como metodologias dialógicas, inclusivas e contextualizadas podem fortalecer o processo de aprendizagem de jovens e adultos. O estudo destaca que a EJA vai além do caráter compensatório, constituindo-se como um espaço de construção de conhecimento, inclusão social e desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Teodoro Rodrigues Geraldo, Faculdade Padre João Bagozzi

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Pinhais – FAPI. Pós-graduada em Educação Infantil na Faculdade Padre João Bagozzi.

Downloads

Publicado

2026-01-19

Como Citar

Geraldo, E. T. R. (2026). O PAPEL DA EJA NA ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23721