POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Autores

  • Wellington Santos de Almeida Veni Creator Christian University
  • Marcos Aurélio Mota Jordão Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Beatriz dos Santos Faculdade Legale
  • Ane Carolina Santos de Almeida UNIDERP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23633

Palavras-chave:

Lei nº 14.133/2021. Políticas Públicas. Mulheres. Violência Doméstica. Presos.

Resumo

O presente artigo analisa as políticas públicas de inclusão das mulheres vítimas de violência domésticas na nova lei de licitações – Lei nº. 14.133/2021 – e egressos do sistema prisional. Quanto a metodologia adotada, trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com aplicação de revisão bibliográfica e análise legislativa. A pesquisa se propõe a investigar, destarte, como os incisos I e II do § 9º do art. 25 da Lei nº 14.133/2021 estão sendo interpretados. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo a edição de um texto que sirva de consulta sobre a temática, aderindo-se a interdisciplinaridade para compreender a justificativa legal da introdução de tais dispositivos na nova lei de licitações. O presente trabalho está estruturado em duas seções: a primeira envereda-se pela compreensão do que seja estigma e como ele se manifesta no caso dos egressos do sistema prisional e das mulheres vítimas de violência doméstica; na segunda, faz-se uma interpretação minuciosa dos incisos I e II do § 9º do art. 25 da Lei nº 14.133/2021 e compreensão do esforço de referida lei no desiderato de se implementar políticas públicas efetivas e inclusivas quanto aos referidos grupos socialmente vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Santos de Almeida, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências Jurídica,Veni Creator Christian University. 

Marcos Aurélio Mota Jordão, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Direito Econômico, Professor da graduação em Direito da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA/CESA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 

Maria Beatriz dos Santos, Faculdade Legale

Pós-graduada em Direito da Mulher, Professora da graduação em Direito da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA/CESA, Faculdade Legale – FALEG.  

Ane Carolina Santos de Almeida, UNIDERP

Pós-graduada em Ciências Penais, Universidade Anhanguera – UNIDERP. 

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

Almeida, W. S. de, Jordão, M. A. M., Santos, M. B. dos, & Almeida, A. C. S. de. (2026). POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23633