ESTUDO SOBRE A ESQUISTOSSOMOSE COM ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DA DOENÇA

Autores

  • Bruna Talia Ferreira Rodrigues Faculdade Única de Ipatinga
  • Lorhayne Cristina Barbosa de Souza
  • Jeannelly Mara Perreira Araújo
  • Lorraine Gabriela Pinho Nascimento
  • Tais da Silva Tosate
  • Luana Cristina Chaves Calili
  • Mikaely Botelho dos Reis
  • Arilton Janúario Bacelar Júnior

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2335

Palavras-chave:

Esquistossomose. Schistosoma mansoni. Diagnóstico. tratamento e notificação.

Resumo

A esquistossomose é uma doença infecto-parasitária de grande importância para saúde pública no Brasil. Devido a proliferação e difusão da mesma, ela se tornou uma doença de notificação compulsória. Sua contaminação sucede no momento em que o indivíduo entra em contato com a água contaminada por cercárias, proveniente dos caramujos infectados. Por meio de estudos verificou que é indispensável a utilização das medidas preventivas, dentre elas o saneamento básico que é responsável por proteger e melhorar as condições de vida da população urbana e rural, incluindo o direito a água potável, coleta adequada de resíduos, educação sanitária e informações para toda população exposta ao risco. O controle do parasita abrange alguns aspectos, e como exemplo podemos citar a morbidade, que tem como propósito diminuir o surgimento de novos casos. O diagnóstico prematuro em associação com tratamento auxilia no controle da transmissão do parasita, para que os indivíduos acometidos não sofram com as formas mais graves da doença. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo revisar os aspectos da esquistossomose mansônica, através de literaturas, visando uma análise do diagnóstico e tratamento da doença.

Biografia do Autor

Bruna Talia Ferreira Rodrigues, Faculdade Única de Ipatinga

Graduanda em Biomedicina pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Aluna de Iniciação Científica - Estudo da estabilidade química do princípio ativo da dipirona em forma líquida. E-Mail: bruna.talia125@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Rodrigues, B. T. F. ., Souza, L. C. B. de ., Araújo, J. M. P. ., Nascimento, L. G. P. ., Tosate, T. da S. ., Calili, L. C. C. ., Reis, M. B. dos ., & Bacelar Júnior, A. J. . (2021). ESTUDO SOBRE A ESQUISTOSSOMOSE COM ÊNFASE NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DA DOENÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1276–1287. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2335

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)