A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL

Autores

  • Vitória Gabrielle Campos de Sousa Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23253

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Educação. Interpretação.

Resumo

A leitura estimula habilidades como empatia e criatividade nas crianças, expande seu repertório e visão de mundo e, combinada com a interpretação, aprimora seu pensamento crítico. Este trabalho destaca a importância de incentivar a leitura e como ela pode auxiliar no desenvolvimento infantil, tanto na escola quanto em contextos sociais. A pesquisa foi conduzida por meio de estudos de monografias, artigos, relatórios e reportagens que abordam o tema e o funcionamento dos processos neurais de aprendizagem. Espera-se que este trabalho amplie a compreensão da importância de incentivar a leitura na vida da criança durante a educação infantil e os primeiros anos de seu desenvolvimento, uma vez que o hábito de ler expande a capacidade de compreender e analisar o mundo, uma habilidade que será utilizada além da vida escolar. Estudos mostram que o processo de alfabetização é mais rápido e eficaz quando a leitura constante e o incentivo a ela acompanham esse processo. Há também pesquisas que discutem como os processos neurais se tornam mais eficientes. Em conclusão, a leitura e seu incentivo são um pilar fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem infantil, tanto na alfabetização dos alunos quanto na esfera social, sendo algo que levarão consigo para o resto da vida.

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Biografia do Autor

Vitória Gabrielle Campos de Sousa, Faculdade Mauá

Estudante de Pedagogia na Faculdade Mauá, GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá, GO.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Sousa, V. G. C. de, & Mendonça, F. C. (2025). A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3823–3837. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23253