A QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR DE PESSOA COM ALZHEIMER

Autores

  • Regislaine Batista Ramos Universidade de Mogi das Cruzes – UMC
  • Ewerton Naves Dias Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2314

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Cuidadores. Doença de Alzheimer.

Resumo

O progressivo aumento no índice de envelhecimento populacional tornou-se uma realidade atual. No contexto da terceira idade, é comum o aparecimento das mais variadas enfermidades, dentre as quais se destaca a Doença de Alzheimer – DA. No Brasil, a patologia revela-se como um problema de saúde pública, fazendo com que o doente precise de auxílio, cujo o qual se dá por intermédio da figura do cuidador. Essa pessoa, seja familiar ou profissional, é responsável por fornecê-lo suporte físico e psicológico. Com isso, considerando a sobrecarga advinda do processo de cuidar, o presente estudo teve como objetivo a descrição dos aspectos que influenciam na qualidade de vida do cuidador de pessoa portadora da doença de Alzheimer, de modo a contribuir para a discussão da temática. Para tanto, a pesquisa foi pautada no método de revisão integrativa, ora consistente na análise, reunião e síntese de artigos disponíveis sobre o assunto. A coleta de dados deu-se através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com repositórios do LILACS e Medline, tal como pelo SCIELO, para que após fosse procedida a composição do estudo e se obtivesse a resposta do objetivo inicialmente estabelecido. Por fim, concluindo-se que as múltiplas tarefas exercidas pelo cuidador pode gerar a ele acentuado desgaste, quadros de depressão, ansiedade, estresse etc, bem como diminuir o autocuidado, sendo primordial o trabalho conjunto com profissionais da saúde e outros membros da estrutura familiar para viabilizar o melhoramento das suas condições de vida.

Biografia do Autor

Regislaine Batista Ramos, Universidade de Mogi das Cruzes – UMC

Acadêmica de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. E-mail regislaine1377@gmail.com

Ewerton Naves Dias, Universidade de São Paulo.

Professor na Univsersidade Mogi das Cruzes, PhD em Psicologia pela Universidade do Porto – Portugal e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Ramos, . R. B. ., & Dias, E. N. . (2021). A QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR DE PESSOA COM ALZHEIMER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1110–1126. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2314