ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE PNEUMONIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2018 A 2024

Autores

  • Bruna Krueger Ransolin Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Luciana Osorio Cavalli Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23118

Palavras-chave:

Pneumonia. Crianças. Internação. Epidemiologia. Paraná.

Resumo

Esse artigo buscou analisar o perfil epidemiológico das internações por pneumonia em crianças e adolescentes no estado do Paraná entre os anos de 2018 a 2024. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo e quantitativo de abordagem retrospectiva, com dados coletados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do DataSUS. Foram analisadas variáveis como ano de internação, sexo, faixa etária e raça. Os resultados mostraram que, do total de internações pediátricas, 7,81% foram por pneumonia, com maior incidência nos anos de 2018, 2019 e após 2022. Houve queda expressiva em 2020 e 2021, período coincidente com a pandemia de COVID-19, e posterior aumento com a flexibilização das medidas sanitárias. Observou-se predominância de casos no sexo masculino, faixa etária de 1 a 4 anos e entre indivíduos brancos. Conclui-se que as internações por pneumonia estão relacionadas a fatores biológicos e sociais, reforçando a necessidade de políticas públicas que promovam a prevenção por meio da vacinação, diagnóstico precoce e melhoria das condições de saúde infantil.

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Biografia do Autor

Bruna Krueger Ransolin, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduanda de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Luciana Osorio Cavalli, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Doutorado em saúde coletiva, Professora do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Ransolin, B. K., & Cavalli, L. O. (2025). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE PNEUMONIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2018 A 2024 . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3786–3796. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23118