EVASÃO ESCOLAR, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO NEGRA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • José Wagner Gomes Bezerra Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23063

Palavras-chave:

Evasão escolar. População negra. Desigualdades educacionais.

Resumo

A pesquisa apresenta um panorama sobre a evasão escolar e as trajetórias educacionais da população negra nos estados da Região Nordeste do Brasil, analisando como desigualdades estruturais, barreiras raciais e condições socioeconômicas influenciam a permanência escolar. O objetivo consiste em compreender os fatores que ampliam as disparidades educacionais enfrentadas por estudantes negros, incorporando uma perspectiva interseccional que considera a articulação entre raça, classe e território na produção das vulnerabilidades. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de campo, descritiva e exploratória, fundamentada em dados secundários de natureza quantitativa provenientes de dados do IBGE e da PNAD contínua. Os resultados indicam que os estados nordestinos apresentam índices persistentes de evasão escolar entre a população negra, marcados por dificuldades socioeconômicas, pela insuficiência de políticas públicas e por práticas curriculares que pouco reconhecem as experiências e identidades negras. Verifica-se que a permanência escolar é condicionada por fatores estruturais que incidem de modo mais intenso sobre grupos racialmente marginalizados, especialmente quando combinados a desigualdades de classe e território. Essas evidências demonstram a necessidade de estratégias integradas que enfrentem o racismo, promovam currículos inclusivos e reduzam desigualdades, assegurando condições equitativas de acesso, continuidade e sucesso escolar para a população negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wagner Gomes Bezerra, Christian Business School

Mestrando em Ciências da Educação Pela Christian Business School.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Orientadora: Phd, Drª  em Ciências da Educação Christian Business School.

 

Downloads

Publicado

2025-12-06

Como Citar

Bezerra, J. W. G., & Silva, R. I. P. da. (2025). EVASÃO ESCOLAR, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO NEGRA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2399–2410. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23063