ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EFETIVA EM PACIENTES EM USO DE FÍSTULA ARTERIOVENOSA

Autores

  • Hellen Vieira de Souza UNIABEU
  • Keila do Carmo Neves UNIABEU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.23046

Palavras-chave:

Enfermagem. Doença Renal Crônica. Fístula Arteriovenosa.

Resumo

A atuação da enfermagem é fundamental no cuidado a pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em terapia dialítica, especialmente aqueles que utilizam fístula arteriovenosa (FAV) como acesso vascular. Este estudo objetivou analisar a influência das estratégias de comunicação do enfermeiro na adesão ao tratamento e na segurança do acesso vascular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em revisão bibliográfica integrativa, utilizando artigos científicos recentes sobre enfermagem, DRC e manejo da FAV. Os resultados indicam que a comunicação efetiva, aliada à educação em saúde e ao suporte emocional, aumenta a confiança do paciente, promove a adesão ao tratamento e reduz complicações relacionadas à FAV. A discussão evidencia que o enfermeiro, ao unir conhecimento técnico, habilidades relacionais e humanização do cuidado, atua não apenas como executor de procedimentos, mas também como educador e facilitador do autocuidado. Conclui-se que o fortalecimento das competências comunicativas do profissional de enfermagem é essencial para a segurança do paciente, otimização do tratamento e promoção de cuidado centrado na pessoa, sendo a comunicação uma ferramenta estratégica no contexto da hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Vieira de Souza, UNIABEU

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Associação de Ensino Universitário (UNIABEU). 

Keila do Carmo Neves, UNIABEU

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ/EEAN. Pós-Graduada em Nefrologia e UTI Neonatal e Pediátrica; Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Graduação da UNIABEU. Coordenadora de Atenção Básica do Município de Queimados-RJ. Membro dos grupos de Pesquisa NUCLEART e CEHCAC da EEAN/UFRJ. 

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Souza, H. V. de, & Neves, K. do C. (2025). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EFETIVA EM PACIENTES EM USO DE FÍSTULA ARTERIOVENOSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(1), 115–130. https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.23046