AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO RECURSO PARA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Vanilson Carlos de Azevêdo
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23024

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica. Planejamento estratégico. Resultados.

Resumo

As avaliações externas e a busca de índices elevados em escalas que afere a qualidade da educação, se torna sendo o calcanhar de Aquiles das escolas avaliadas. O alcance e a busca incessante dos resultados e crescimento nas escalas das avaliações externas, são motivos de muita preocupação, reavaliação contante das práticas pedagógicas, mudança de posturas e métodos na tentativa de se chagar aos resultados almejados. Logo, a presente pesquisa almeja reconhecer a avaliação diagnóstica com um instrumento de apoio e norte no direcionamento dos caminhos a serem trilhados dentro de uma perspectiva de elevações dos índices e resultados nas avaliações externas. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico e literário, tendo um embasamento teórico sustentado por Luckesi (2013), Perrenoud (1999), Hoffmann (2009), entre outros, que venha a corroborar com a tese de que a avaliação diagnóstica, precisa ser entendida como base para tomada de decisões. Sendo possível afirmar, sustentando pela literatura de que, a avaliação diagnóstica passa a ser um instrumento norteador, quando se tratando de tomada de direção. Assim, é possível a escola se (re)organizar, ajustar caminhos e direcionamentos, tendo como base norteadora os resultados obtidos pela avaliação diagnóstica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilson Carlos de Azevêdo

Mestrando em educação, especialista em gestão e planejamento educacional, professor de educação básica.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em ciências da educação, mestra em ciências da educação, especialista em escrita científica avançada, psicopedagoga, pedagoga, Professora do ensino superior e professora orientadora da Christian Business School  - CBS.

 

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Azevêdo, V. C. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO RECURSO PARA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3526–3536. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23024