AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO RECURSO PARA MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23024Palavras-chave:
Avaliação diagnóstica. Planejamento estratégico. Resultados.Resumo
As avaliações externas e a busca de índices elevados em escalas que afere a qualidade da educação, se torna sendo o calcanhar de Aquiles das escolas avaliadas. O alcance e a busca incessante dos resultados e crescimento nas escalas das avaliações externas, são motivos de muita preocupação, reavaliação contante das práticas pedagógicas, mudança de posturas e métodos na tentativa de se chagar aos resultados almejados. Logo, a presente pesquisa almeja reconhecer a avaliação diagnóstica com um instrumento de apoio e norte no direcionamento dos caminhos a serem trilhados dentro de uma perspectiva de elevações dos índices e resultados nas avaliações externas. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico e literário, tendo um embasamento teórico sustentado por Luckesi (2013), Perrenoud (1999), Hoffmann (2009), entre outros, que venha a corroborar com a tese de que a avaliação diagnóstica, precisa ser entendida como base para tomada de decisões. Sendo possível afirmar, sustentando pela literatura de que, a avaliação diagnóstica passa a ser um instrumento norteador, quando se tratando de tomada de direção. Assim, é possível a escola se (re)organizar, ajustar caminhos e direcionamentos, tendo como base norteadora os resultados obtidos pela avaliação diagnóstica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY