CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM PARA O CUIDADO INTEGRAL DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Lucas Flôres do Nascimento UNIG
  • Ana Beatriz dos Santos Monteiro UNIG
  • Thays Arruda Pompeu de Souza UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Felipe Castro Felicio UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22667

Palavras-chave:

Endometriose. Enfermagem. Cuidado integral. Saúde da mulher. Humanização da assistência.

Resumo

A endometriose é uma condição ginecológica crônica e multifatorial que afeta significativamente a saúde física, emocional e social das mulheres. Este estudo, conduzido por meio de uma revisão integrativa da literatura, objetiva analisar as contribuições da enfermagem para o cuidado integral às mulheres com endometriose. Os resultados mostram que a enfermagem exerce papel crucial no acolhimento, escuta qualificada, educação em saúde e reconhecimento precoce dos sinais clínicos da doença. Contudo, persistem desafios importantes, como a ausência de protocolos padronizados, insuficiente formação profissional e subtratamento da dor. O estudo reforça a necessidade de capacitação contínua, fortalecimento das práticas humanizadas e institucionalização de estratégias que promovam autocuidado, suporte emocional e acompanhamento longitudinal. Conclui-se que a valorização da enfermagem e a adoção de diretrizes assistenciais estruturadas são essenciais para garantir cuidado integral e equânime às mulheres com endometriose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Flôres do Nascimento, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Ana Beatriz dos Santos Monteiro, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Thays Arruda Pompeu de Souza, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG).   

Felipe Castro Felicio, UNIG

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família; Mestre em Saúde Materno- infantil (UFF); Professor Assistente de Enfermagem (UNIG). 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Nascimento, L. F. do, Monteiro, A. B. dos S., Souza, T. A. P. de, Ribeiro, W. A., & Felicio, F. C. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM PARA O CUIDADO INTEGRAL DE MULHERES COM ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 497–509. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22667