A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cicera Tenório da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia Faculdade Serigy

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2254

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Fracasso escolar. Aprendizagem. Objetivos da Filosofia.

Resumo

Nosso objetivo a partir desta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, partindo de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como apresentar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga  relação entre a Filosofia e  a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente. Assim, a Educação e Filosofia são aqui  apresentados como uma espécie de tripé formador da vida humana, pois carregam consigo a novidade, o desejo, o inesperado, que são também algumas condições para a experiência humana. Entretanto, essa formação exige a atenção constante, resistindo a imposições, ideologias e programações, resgatando o valor, a necessidade e a compreensão da experiência na atualidade.

 

Biografia do Autor

Cicera Tenório da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo – FFPP. Especialista em Filosofia e Sociologia pela Faculdade FAVENE em parceria com Faculdade Futura. Especialista em Gestão Escolar pela  Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia, Faculdade Serigy

Graduação: Bacharelado em Psicologia com Formação de Psicólogo - CESMAC - Centro Universitário Institucional e Clínica. Licenciatura em Letras: Português/Inglês - Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Serigy;.Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Faculdade Futura.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Silva, C. T. da ., & Sapucaia, G. D. T. de A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 575–584. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2254