A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2254Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Fracasso escolar. Aprendizagem. Objetivos da Filosofia.Resumo
Nosso objetivo a partir desta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, partindo de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como apresentar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga relação entre a Filosofia e a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente. Assim, a Educação e Filosofia são aqui apresentados como uma espécie de tripé formador da vida humana, pois carregam consigo a novidade, o desejo, o inesperado, que são também algumas condições para a experiência humana. Entretanto, essa formação exige a atenção constante, resistindo a imposições, ideologias e programações, resgatando o valor, a necessidade e a compreensão da experiência na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY