A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Cicera Tenório da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia Faculdade Serigy

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2254

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Fracasso escolar. Aprendizagem. Objetivos da Filosofia.

Resumen

Nosso objetivo a partir desta pesquisa é pensar a questão do Ensino da Filosofia e do filosofar, partindo de alguns pensamentos filosóficos que marcaram a reflexão sobre a Educação no século XX e neste início do século XXI, bem como apresentar o problema da experiência do homem na atualidade. O decurso desse trabalho e sua elaboração sustentam-se no estudo teórico-filosófico. A percepção de uma sociedade entregue à mentalidade pós-moderna tornou-se subsídio para a Filosofia e a Educação, exigindo e propondo a reflexão urgente sobre a banalização da vida, a subserviência ao consumismo desenfreado e a expropriação da experiência. Resgatando a antiga  relação entre a Filosofia e  a Pedagogia, nos propomos a pensar a experiência na vida e na Educação, especificamente uma experiência que possibilite também a reflexão dos estudantes frente à realidade em que vivem hoje; ou seja, pensamos na urgência de uma Educação que valorize novamente a reflexão filosófica por meio de uma experiência filosófica, tendo-a também como fim. Assim, nossa pesquisa problematiza o Ensino de Filosofia bem como aprofunda o tema da experiência, apresentando sua importância no momento presente. Assim, a Educação e Filosofia são aqui  apresentados como uma espécie de tripé formador da vida humana, pois carregam consigo a novidade, o desejo, o inesperado, que são também algumas condições para a experiência humana. Entretanto, essa formação exige a atenção constante, resistindo a imposições, ideologias e programações, resgatando o valor, a necessidade e a compreensão da experiência na atualidade.

 

Biografía del autor/a

Cicera Tenório da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo – FFPP. Especialista em Filosofia e Sociologia pela Faculdade FAVENE em parceria com Faculdade Futura. Especialista em Gestão Escolar pela  Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Glauciany Deyvann Tenório de Almeida Sapucaia, Faculdade Serigy

Graduação: Bacharelado em Psicologia com Formação de Psicólogo - CESMAC - Centro Universitário Institucional e Clínica. Licenciatura em Letras: Português/Inglês - Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Serigy;.Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Faculdade Futura.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Silva, C. T. da ., & Sapucaia, G. D. T. de A. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 575–584. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2254