A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Carmem Renata Vieira Lima Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22514

Resumo

Palco de graves infrações dos direitos humanos, o Sistema Prisional Brasileiro reproduz e mesmo potencializa toda sorte de violências, subjugações e preconceitos sofridos pela população LGBTQIAPN+ na sociedade extramuros. A insalubridade das unidades prisionais, a superlotação e demais questões afetam diretamente a assistência à saúde desses apenados. Esta pesquisa analisa a legislação sobre a assistência à saúde dos presos LGBTQIAPN+ no Brasil e os obstáculos enfrentados na concretização desse direito. O objetivo geral desse estudo é analisar tal efetividade e, a partir de seus resultados, refletir sobre a criação de políticas públicas que garantam o acesso satisfatório às ações de atenção à saúde básica e demais necessidades específicas dessa população de encarcerados. A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com o objetivo de compreender os aspectos fundamentais do tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo David Quintiliano, Veni Creator Christian University

Especialista em Direito Constitucional e Direito Digital. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas. Doutor em Direito Constitucional. Professor de Direito do Master's in Legal Sciences (Veni Creator Christian University – Floria – USA), da Graduação em Direito da Escola Superior de Economia e Gestão – São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

Lima, C. R. V., & Quintiliano, L. D. (2025). A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7620–7629. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22514