A ESCRITA E A LITERATURA NA PSICOTERAPIA: UMA NOVA PERSPECTIVA, ATRAVÉS, DA ABORDAGEM ARTETERAPÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22320Palabras clave:
Psicología Clínica, Psicoterapia, Arteterapia, BiblioterapiaResumen
A arteterapia manifesta-se como uma abordagem psicoterapêutica inovadora e multifacetada, a partir das contribuições de sua percursora Margaret Naumberg, psicóloga, professora, artista e escritora estadunidense, de modo que, vem sendo reconhecida como uma ferramenta integrativa capaz de fusionar arte, simbolismo, criatividade e cuidado clínico. Este estudo visa apresentar e contextualizar, de maneira englobada, o uso da escrita e da literatura como recursos terapêuticos no âmbito da psicoterapia, a partir da perspectiva da abordagem arteterapêutica. Trata-se de uma revisão de literatura de cunho qualitativo acerca do tema: “A Escrita e Literatura na Psicoterapia”, realizada e fundamentada a partir de buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PEPSIC), utilizando os descritores: “Arteterapia”, “Psicoterapia”, “Psicologia Clínica” , “Escrita Terapêutica” e “Biblioterapia”. As obras apuradas indicam que essa prática possui relevância notória em determinados perfis populacionais, sendo: crianças e adolescentes, adultos em sofrimento psíquico e idosos ou pacientes crônicos. Nestes públicos, a arteterapia contribuiu significativamente para o desenvolvimento emocional, a construção e o fortalecimento da identidade, a elaboração de experiências dolorosas, como a promoção do bem-estar. Contudo, pontua-se sobre a necessidade de haver uma maior sistematização metodológica e uma produção científica sólida e ampla, que reitere o seu uso clínico e expanda a sua incorporação em contextos terapêuticos formais, reforçando a sua relevância como prática consolidada na saúde mental.
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