A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Natanael Nunes Viçosi Universidade Christian Business School
  • Crislayne de Souza Ferreira
  • Selma Maria Dias de Souza
  • Gedivaldo de Andrade Silva
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22228

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias digitais. Inclusão. Ensino-aprendizagem. Desafios.

Resumo

O presente artigo discute a presença das tecnologias digitais na escola, analisando suas contribuições, limites e perspectivas de aplicação pedagógica. Com base em pesquisa bibliográfica, o estudo busca compreender como os recursos tecnológicos podem promover aprendizagens dinâmicas, ampliar a participação discente e apoiar práticas inclusivas. São abordados desafios como desigualdade de acesso, infraestrutura precária e formação docente insuficiente, além de reflexões sobre políticas públicas e inclusão. Argumenta-se que o uso crítico e planejado das tecnologias fortalece o papel democrático da escola e aproxima o currículo do cotidiano dos alunos, contribuindo para uma educação mais justa e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Nunes Viçosi, Universidade Christian Business School

Formado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior, mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School-CBS.

Crislayne de Souza Ferreira

Graduada Pedagogia, Especialização em Educação especial e inclusiva e neuropsicopedagogia institucional e clínica. 

Selma Maria Dias de Souza

Graduada em Letras Especialização em Libras e psicopedagogia. 

Gedivaldo de Andrade Silva

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, Bacharel em Teologia, Pós graduado em Coordenação Pedagógica, Pós graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior com ênfase em tecnologias Educacionais, Pós graduado em Psicopedagogia e Gestão Escolar.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Viçosi, N. N., Ferreira, C. de S., Souza, S. M. D. de, Silva, G. de A., & Silva, R. I. P. da. (2025). A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 3845–3859. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22228