FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REVISÃO NARRATIVA CRÍTICA DA LITERATURA BRASILEIRA (2010–2025)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22210Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola. ERER. formação docente. Gestão escolar. políticas públicas. Territorialidade.Resumo
Este artigo analisa criticamente os desafios da formação docente e da gestão escolar voltadas à implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) em contextos de Educação Escolar Quilombola (EEQ). Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, com base em 20 obras acadêmicas e documentos oficiais, incluindo legislação brasileira e estudos sobre práticas pedagógicas, gestão escolar e territorialidade quilombola. Os achados indicam que a formação inicial de professores ainda apresenta lacunas significativas na abordagem de saberes afro-brasileiros e quilombolas, enquanto a formação de gestores escolares é escassa ou inexistente, dificultando a implementação de políticas educacionais antirracistas. Além disso, há uma desconexão entre legislação, políticas públicas e práticas escolares, reforçando a necessidade de ações integradas e contextualizadas. Conclui-se que a efetivação da EEQ depende de formação docente e gestão escolar adequadas, alinhadas com o território e a cultura das comunidades, reforçando o papel da educação como instrumento de justiça social e reparação histórica.
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