FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REVISÃO NARRATIVA CRÍTICA DA LITERATURA BRASILEIRA (2010–2025)

Autores

  • Jorge Luiz Pereira Correia World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0007-6977-2497
  • Maria Lucivone Pereira de Souza Cruz World University Ecumenical
  • Resangela Pereira do Nascimento World University Ecumenical
  • Aelma Reis dos Santos World University Ecumenical
  • Enelicla de Abreu Xavier Sousa World University Ecumenical
  • Maria Zélia Milhomem Costa World University Ecumenical
  • Nadja Queiroz de Almeida World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22210

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola. ERER. formação docente. Gestão escolar. políticas públicas. Territorialidade.

Resumo

Este artigo analisa criticamente os desafios da formação docente e da gestão escolar voltadas à implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) em contextos de Educação Escolar Quilombola (EEQ). Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa, com base em 20 obras acadêmicas e documentos oficiais, incluindo legislação brasileira e estudos sobre práticas pedagógicas, gestão escolar e territorialidade quilombola. Os achados indicam que a formação inicial de professores ainda apresenta lacunas significativas na abordagem de saberes afro-brasileiros e quilombolas, enquanto a formação de gestores escolares é escassa ou inexistente, dificultando a implementação de políticas educacionais antirracistas. Além disso, há uma desconexão entre legislação, políticas públicas e práticas escolares, reforçando a necessidade de ações integradas e contextualizadas. Conclui-se que a efetivação da EEQ depende de formação docente e gestão escolar adequadas, alinhadas com o território e a cultura das comunidades, reforçando o papel da educação como instrumento de justiça social e reparação histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Pereira Correia, World University Ecumenical

Doutor em Ciências da Educação, World University Ecumenical (com reconhecimento pela UFAL), professor orientador. ORCID: 0009-0007-6977-2497.

Maria Lucivone Pereira de Souza Cruz, World University Ecumenical

Mestre em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Resangela Pereira do Nascimento, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Aelma Reis dos Santos, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Enelicla de Abreu Xavier Sousa, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Maria Zélia Milhomem Costa, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Nadja Queiroz de Almeida, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical. 

Downloads

Publicado

2025-11-18

Como Citar

Correia, J. L. P., Cruz, M. L. P. de S., Nascimento, R. P. do, Santos, A. R. dos, Sousa, E. de A. X., Costa, M. Z. M., & Almeida, N. Q. de. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: REVISÃO NARRATIVA CRÍTICA DA LITERATURA BRASILEIRA (2010–2025). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5407–5419. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22210