OS DIREITOS DOS ESTUDANTE EM TRATAMENTO DE SAÚDE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Edilaine de Jesus Dias Rehder Christian Business School
  • Camila Bianca Públio Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School
  • Fátima Goreti Borges Haring Christian Business School
  • Patrícia Lopes Ramos Públio Christian Business School
  • Sheila Lopes de Barros Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21965

Palavras-chave:

Classe hospitalar. Direito à educação. Pedagogia hospitalar. Estudantes Hospitalizados.

Resumo

Este artigo teve como intenção o aprofundamento sobre a discussão do direito à educação dos estudantes hospitalizados e para tanto elegeu como objetivo analisar como os serviços vêm sendo ofertados nas classes hospitalares do Brasil, além de como compreender a dinâmica desses contextos específicos. Para tanto, foram utilizadas a abordagem documental que se volta para o material bruto produzido pelas práticas docentes das autoras e a abordagem bibliográfica com estudos dos materiais já produzidos cientificamente sobre o tema. Nas conclusões, observou-se que o serviço da classe hospitalar no Brasil avançou significativamente na última década e contribui para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes que estão afastados de seus contextos escolares durante o tratamento de saúde, entretanto, depara-se com barreiras estruturais no que se refere ao acesso e aprendizagem, e políticas públicas que de fato ajustem as lacunas ainda persistentes na oferta e garantia do serviço e profissionais.

 

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Biografia do Autor

Edilaine de Jesus Dias Rehder, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Pedagogia Hospitalar; Mestra em Educação e Doutoranda pela CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL.

Camila Bianca Públio, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Universidade de; Pós-graduada em Educação Especial e Pedagogia Hospitalar; Doutoranda pela CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL.

Fátima Goreti Borges Haring, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Pós-graduada em Alfabetização; Psicopedagogia; Neuropsicopedagogia; Altas Habilidades/Superdotação; Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba; Doutoranda pela CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL.

Patrícia Lopes Ramos Públio, Christian Business School

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba; Pós-graduada em Educação Especial e Pedagogia Hospitalar; Mestra em Educação pela USFCAR – Universidade Federal de São Carlos; Doutoranda pela CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL.

Sheila Lopes de Barros, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Especialização em Neuropsicopedagogia clínica e educação inclusiva. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Rehder, E. de J. D., Públio, C. B., Silva, R. I. P. da, Haring, F. G. B., Públio, P. L. R., & Barros, S. L. de. (2025). OS DIREITOS DOS ESTUDANTE EM TRATAMENTO DE SAÚDE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 749–757. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21965