OS DIREITOS DOS ESTUDANTE EM TRATAMENTO DE SAÚDE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21965Palavras-chave:
Classe hospitalar. Direito à educação. Pedagogia hospitalar. Estudantes Hospitalizados.Resumo
Este artigo teve como intenção o aprofundamento sobre a discussão do direito à educação dos estudantes hospitalizados e para tanto elegeu como objetivo analisar como os serviços vêm sendo ofertados nas classes hospitalares do Brasil, além de como compreender a dinâmica desses contextos específicos. Para tanto, foram utilizadas a abordagem documental que se volta para o material bruto produzido pelas práticas docentes das autoras e a abordagem bibliográfica com estudos dos materiais já produzidos cientificamente sobre o tema. Nas conclusões, observou-se que o serviço da classe hospitalar no Brasil avançou significativamente na última década e contribui para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes que estão afastados de seus contextos escolares durante o tratamento de saúde, entretanto, depara-se com barreiras estruturais no que se refere ao acesso e aprendizagem, e políticas públicas que de fato ajustem as lacunas ainda persistentes na oferta e garantia do serviço e profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY