PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E SOBRE IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier Christian Business School
  • Maria Aparecida Lourenço dos Santos
  • Joana Costa
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21916

Palavras-chave:

Impressão. Impressora 3D. Processo de ensino com impressões personalizadas.

Resumo

Dada a rápida integração da impressão 3D em escolas e universidades, os educadores devem se equipar com novas habilidades, estruturas de classe, procedimentos e pensamento, muitos dos quais podem ser desafiadores para professores com conhecimentos não técnicos. O treinamento em impressão 3D e design auxiliado por computador tradicionalmente requer instrução e experiência estendidas, o que provavelmente não será prático para os professores. Este capítulo explora como a qualificação eficaz pode ocorrer por meio de workshops de desenvolvimento profissional de um dia, onde educadores de todas as áreas de ensino trabalham juntos durante sessões práticas intensivas para entender os princípios fundamentais da impressão 3D, tomar consciência das oportunidades e limitações e desenvolver estratégias juntos para implementá-la em seus currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier, Christian Business School

Graduação: enfermagem e pedagogia, pós-graduação em Metodologia do ensino superior, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School-CBS. 

Maria Aparecida Lourenço dos Santos

Graduação em matemática, pós-graduação em metodologia do ensino superior.

Joana Costa

Graduação: Licenciatura em Letras, pós-graduação em Literaturas brasileiras.

Natanael Nunes Viçosi

Formado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Xavier, D. C. do N., Santos, M. A. L. dos, Costa, J., Viçosi, N. N., & Silva, R. I. P. da. (2025). PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E SOBRE IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 586–596. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21916