SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA CRISE EPIDÊMICA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Marcos Pereira da Silva entro Universitário São Lucas
  • Camila Lobato de Souza Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21865

Palavras-chave:

Saúde Mental no Trabalho. Riscos Psicossociais. Assédio Moral. Burnout. NR-1.

Resumo

O presente artigo científico investiga a crise de saúde mental no ambiente de trabalho brasileiro, caracterizada como situação epidêmica por especialistas e órgãos governamentais. Mediante análise de dados estatísticos oficiais, jurisprudência trabalhista e legislação vigente, demonstra-se o crescimento exponencial de afastamentos por transtornos mentais, que aumentaram 134% entre 2022 e 2024, atingindo 472 mil casos. A pesquisa examina os fatores de risco psicossociais, a atualização da Norma Regulamentadora NR-1 pela Portaria MTE nº 1.419/2024, o reconhecimento do burnout como doença ocupacional pela CID-11, e casos judiciais emblemáticos de assédio moral e sexual. Os resultados evidenciam a urgência de políticas públicas e estratégias organizacionais para prevenção e promoção da saúde mental, considerando os impactos econômicos estimados em R$468 bilhões anuais e o aumento de 28% nas ações judiciais sobre assédio moral entre 2023 e 2024. Conclui-se pela necessidade de abordagem integrada envolvendo empresas, Estado e sociedade civil na construção de ambientes laborais saudáveis e dignos.

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Biografia do Autor

Marcos Pereira da Silva, entro Universitário São Lucas

Habilitação bacharelado em ciências contábeis, AFYA Centro Universitário São Lucas – RO.

Camila Lobato de Souza, Centro Universitário São Lucas

Habilitação bacharelado em ciências contábeis, AFYA Centro Universitário São Lucas – RO.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Silva, M. P. da, & Souza, C. L. de. (2025). SAÚDE MENTAL NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DA CRISE EPIDÊMICA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E ORGANIZACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 610–633. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21865