ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADAS NA LEITURA E NA ESCRITA: UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21806Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Produção textual.Resumo
A prática de leitura e produção textual tem se tornado uma das atividades com maior impacto no universo escolar, onde a execução destas, torna-se a base na formação cognitiva dos alunos. Desta maneira, tendo como princípio as estratégias de leitura e escrita, estudo e aplicações dos gêneros textuais, este trabalho se destina às reflexões metodológicas sobre o ensino de leitura e produção textual, mostrando a importância da prática de leitura e escrita, como fortalecimento da aprendizagem. Para contemplar as abordagens, o presente estudo fundamenta-se nas visões teóricas de Bernard Schneuwly (2004) e Ingedore Koch (2003), dentre outros autores fundamentais ao estudo da temática. Quanto à metodologia, ela é de natureza qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado com os alunos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus São João dos Patos, suporte na Pesquisa de Campo. Por este ângulo, foi possível identificar resultados excelentes, na qual, todos os discentes participantes conseguiram sanar as dúvidas existentes, que levavam a não compreensão dos conteúdos textuais apresentados pelos professores do curso atuante, como por exemplo as correções na apresentação oral, escrita e sonora, lexicalmente. Percebeu-se que a maioria dos estudantes, cerca de 95% dos envolvidos, apresentaram confiança desde o tempo disponível para a realização das produções textuais propostas, até os enunciados interpretativos em questões interdisciplinares.
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