CRIMES CONTRA A HUMANIDADE: UMA ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Karla Eduarda Pereira da Silva UnirG
  • José Carlos de Freitas UnirG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21726

Palavras-chave:

Tipificação penal. Ordenamento jurídico brasileiro. Estatuto de Roma. Lacuna normativa.

Resumo

Os crimes contra a humanidade, conceituados no art. 7º do Estatuto de Roma, incluem atos muito graves, como: assassinato, escravidão, tortura, perseguição, entre outros que são cometidos contra uma população civil. Embora o Brasil seja signatário do Estatuto desde 2002, esses crimes não possuem tipificação autônoma dentro do país, o que gera uma lacuna normativa e dificulta a responsabilização penal adequada. Essa ausência de norma levanta importantes questionamentos sobre a efetividade do sistema penal brasileiro diante de condutas que, embora previstas no plano internacional, carecem de uma definição precisa no âmbito interno. Além disso, o país segue o princípio da legalidade, ou seja, só se pode punir o que está exatamente expresso na lei, o que limita a aplicação direta das leis internacionais sem a devida incorporação legislativa. A análise crítica desse vácuo na lei brasileira, revela a necessidade de adequações que reforcem a garantia à proteção aos direitos humanos e à efetividade da responsabilização penal em casos de extrema gravidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Eduarda Pereira da Silva, UnirG

Acadêmica do Curso de Direito da Universidade de Gurupi - UnirG (2025). 

José Carlos de Freitas, UnirG

Orientador do curso de Direito na Universidade de Gurupi-UnirG. Professor de Filosofia no Curso de Direito. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE/Toledo-PR (1993), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira -Universo/São Gonçalo-RJ (1997). Mestre em LETRAS Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela Universidade Federal Fluminense -UFF/Niteroi-RJ (2005). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins -UFNT/Campus Araguaína-TO (2025).

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Silva, K. E. P. da, & Freitas, J. C. de. (2025). CRIMES CONTRA A HUMANIDADE: UMA ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3799–3810. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21726