CONTRIBUIÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO NO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA FAMILIAR SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Autores

  • Ione Mendes Ferreira Faculdade Mauá
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21697

Palavras-chave:

Reforço. Conduta. Comportamento. Déficit.

Resumo

Ao buscar compreender a aplicação do sistema de reforçamento no manejo do comportamento emocional de crianças birrentas, com base em uma revisão teórica de autores clássicos e contemporâneos da psicologia. As birras infantis são compreendidas como manifestações emocionais relacionadas à imaturidade cognitiva e à dificuldade de lidar com frustrações, especialmente em contextos familiares ou escolares com limites frágeis ou inconsistentes. O estudo destaca a relevância dos estilos parentais e das práticas educativas no desenvolvimento socioemocional da criança, bem como os efeitos das contingências reforçadoras sobre os padrões comportamentais.Fundamentado na análise do comportamento, especialmente nas contribuições de Skinner, o trabalho discute os tipos de reforço – positivo, negativo, punição e extinção – e seus impactos na manutenção ou redução de condutas disruptivas. Foram analisadas também estratégias terapêuticas e educativas baseadas em reforçamento, considerando abordagens como a terapia cognitivo-comportamental e a educação positiva. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica exploratória. Os resultados apontam que o reforço, quando corretamente aplicado, pode favorecer a construção de repertórios emocionais saudáveis, promovendo maior autorregulação e vínculo afetivo entre criança e adulto. Conclui-se que a integração entre técnica e afeto é fundamental para intervenções eficazes no contexto da infância.

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Biografia do Autor

Ione Mendes Ferreira, Faculdade Mauá

Graduanda em Psicologia, Faculdade Mauá-GO.

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Docente da Faculdade Mauá-GO. 

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Ferreira, I. M., & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). CONTRIBUIÇÃO DAS CONTINGÊNCIAS DE REFORÇO NO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA FAMILIAR SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4592–4604. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21697