IMPACTO DO DIAGNÓSTICO MOLECULAR NA DETECÇÃO ÁGIL DA MENINGITE VIRAL

Autores

  • Andressa Camila Bernardo Cardoso Universidade Nilton Lins
  • Gabriela Ramos Cerqueira Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21657

Palavras-chave:

Meningite viral. Diagnóstico molecular. RT-PCR.

Resumo

Este artigo investiga o impacto do diagnóstico molecular na detecção ágil da meningite viral. O objetivo geral é avaliar como técnicas moleculares, especialmente a PCR em tempo real, contribuem para uma identificação mais rápida e precisa da doença. Os objetivos específicos incluem descrever os métodos moleculares utilizados, comparar o tempo de resposta entre exames convencionais e moleculares, verificar a sensibilidade e especificidade dos testes e avaliar o impacto clínico do diagnóstico precoce. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica integrativa, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), baseada em artigos publicados entre 2015 e 2025 nas bases PubMed, SciELO, LILACS e Web of Science. Foram selecionados 40 estudos que abordam manifestações clínicas, métodos diagnósticos e agentes etiológicos da meningite viral. Os resultados indicam que os exames moleculares, como RT-PCR e painéis multiplex, apresentam maior sensibilidade e rapidez em comparação aos métodos convencionais, como cultura viral e sorologia. O tempo de resposta dos testes moleculares varia entre 1 a 6 horas, enquanto os convencionais podem levar até 10 dias. A aplicação desses métodos permite intervenções clínicas mais eficazes, redução do tempo de internação e uso racional de antimicrobianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Camila Bernardo Cardoso, Universidade Nilton Lins

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Nilton Lins.

Gabriela Ramos Cerqueira, Universidade Nilton Lins

Orientadora do curso de graduação em Biomedicina pela Universidade Nilton Lins. Doutora em Ciência Biológicas (botânica). Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, INPA, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Cardoso, A. C. B., & Cerqueira, G. R. (2025). IMPACTO DO DIAGNÓSTICO MOLECULAR NA DETECÇÃO ÁGIL DA MENINGITE VIRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3811–3822. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21657