A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ-NATAL: UM PILAR PARA A SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Autores

  • Gabrielle de Sena Martins Universidade de Vassouras
  • Beatriz Orlando Nicoletti Universidade de Vassouras
  • Fernanda Nobre Nahoum Medeiros Pozzato Universidade de Vassouras
  • Helena de Souza de Matos Universidade de Vassouras
  • Luiza Tito Lessa Universidade de Vassouras
  • Patrícia Martins Pinto Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21651

Palavras-chave:

Consulta Pediátrica Pré-natal. Primeiros 1000 Dias. Saúde Materno-Infantil

Resumo

A Consulta Pediátrica Pré-Natal (CPPN) representa o primeiro contato da família com o pediatra e um componente essencial da atenção integral à gestante e ao recém-nascido. Este artigo de revisão analisou a literatura e as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que a estabelece como um dos pilares da tríade para a redução da morbimortalidade neonatal. O principal objetivo da CPPN é o acolhimento da gestante , provendo informações personalizadas e seguras e promovendo a antecipação e mitigação de riscos. Evidências demonstram que a CPPN contribui para a redução de doenças e mortalidade neonatal através de mecanismos como a identificação precoce de fatores de risco , o aumento significativo das taxas de aleitamento materno exclusivo e a melhora da adesão à puericultura e vacinação. Além disso, o estabelecimento precoce de vínculo aumenta a autoeficácia parental e reduz a ansiedade familiar. Apesar de sua eficácia comprovada e alto potencial de custo-efetividade, a CPPN enfrenta barreiras estruturais significativas no Brasil. A ausência de institucionalização e remuneração formal nos sistemas de saúde (SUS e Saúde Suplementar)  é o principal obstáculo para sua universalização. Conclui-se que a CPPN é uma estratégia de saúde pública fundamental, e sua efetiva integração exige políticas que reconheçam seu alto valor preditivo e preventivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle de Sena Martins, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Beatriz Orlando Nicoletti, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Fernanda Nobre Nahoum Medeiros Pozzato, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Helena de Souza de Matos, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Luiza Tito Lessa, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Patrícia Martins Pinto, Universidade de Vassouras

Docente, do curso de Medicina da Universidade de Vassouras; Mestre em pesquisa aplicada à saúde da criança, Instituto Fernandes Figueira,IFF.  

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Martins, G. de S., Nicoletti, B. O., Pozzato, F. N. N. M., Matos, H. de S. de, Lessa, L. T., & Pinto, P. M. (2025). A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ-NATAL: UM PILAR PARA A SAÚDE MATERNO-INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3858–3866. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21651