OS BENEFICIOS DO ALEITAMENTO MATERNO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Caroline de Sousa Barros UNIFSA
  • Marcela de Almeida Viana UNIFSA
  • Vânia Maria Alves de Sousa UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19209

Palavras-chave:

Aleitamento materno. Crescimento e desenvolvimento infantil. Saúde da criança. Enfermagem pediátrica. Promoção da saúde.

Resumo

Introdução: Os benefícios do aleitamento materno são importantes porque causam impacto direto na saúde física, cognitiva e emocional das crianças. O leite materno é considerado a primeira vacina do bebê, promovendo proteção contra doenças infecciosas e nutricionais, além de favorecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o vínculo afetivo entre mãe e filho. Diante disso, este estudo visa analisar os benefícios do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento infantil, reforçando seu papel vital na saúde pública. Metodologia: O trabalho presente trata-se de uma revisão integrativa da literetura com o objetivo de constatar os beneficios do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento infantil. A revisão foi realizada com artigos publicados entre 2019 e 2024, nas bases de dados LILACS, PUBMED e MEDLINE. Foram incluídos estudos originais com dados primários, nos idiomas português e inglês, que abordassem os benefícios do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento infantil. Foram excluídos artigos de revisão, editoriais, opiniões, trabalhos fora do recorte temporal ou com acesso indisponível. Os descritores utilizados, extraídos do DeCS e MeSH, foram: (“aleitamento materno” OR “amamentação”) AND (“crescimento infantil” OR “desenvolvimento infantil”). A questão de pesquisa foi construída com base na estratégia PICo, considerando: P (lactentes), I (aleitamento materno) e Co (crescimento e desenvolvimento infantil). Resultados e Discussão: Os estudos selecionados evidenciam que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Além disso, contribui para o desenvolvimento neurológico, e desempenho cognitivo futuro. O colostro, presente nos primeiros dias, é rico em proteínas com ação imunológica. Também foram identificados benefícios para a mãe. O desmame precoce, por sua vez, foi associado a fatores como retorno ao trabalho, ausência de orientações no pré-natal. A atuação do enfermeiro é destacada como essencial para o fortalecimento da prática.. Políticas públicas, como licença-maternidade adequada e espaços de amamentação, são fundamentais para garantir o sucesso da amamentação. Conclusão: O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento infantil, e é necessário que as mães recebam suporte adequado para aumentar as taxas de amamentação e garantir a saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline de Sousa Barros, UNIFSA

Discente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Marcela de Almeida Viana, UNIFSA

Discente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

Vânia Maria Alves de Sousa, UNIFSA

Enfermeira; Docente do Curso de Enfermagem, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. 

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

Barros, A. C. de S., Viana, M. de A., & Sousa, V. M. A. de. (2025). OS BENEFICIOS DO ALEITAMENTO MATERNO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2896–2911. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19209