O PAPEL DA ENFERMAGEM NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21037

Palavras-chave:

Transtornos do neurodesenvolvimento. Diagnóstico precoce. Desenvolvimento infantil.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as ações de enfermagem na identificação precoce de transtornos do neurodesenvolvimento na infância. O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e dinâmico, alterações nesse percurso podem resultar em transtornos que afetam significativamente a interação da criança com o ambiente. A enfermagem exerce papel fundamental nesse contexto, porém enfrenta limitações associadas à formação acadêmica deficiente, ausência de protocolos específicos e carência de capacitação permanente. A partir de uma revisão de escopo, foram analisadas evidências disponíveis na literatura científica e em documentos técnicos, com o intuito de identificar práticas, desafios e instrumentos utilizados por enfermeiros na detecção precoce desses transtornos. Os resultados evidenciaram que, embora ferramentas como M-CHAT, CARS, ESAT, DENVER II, MSEL, AMSE e ADI-R sejam reconhecidas pela sua efetividade, sua aplicação ainda é limitada na prática clínica. A literatura reforça a importância do enfermeiro na orientação familiar, no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na articulação com equipes interdisciplinares. Estratégias como visitas domiciliares, intervenções psicossociais e o uso de tecnologias educativas mostraram-se eficazes. Conclui-se que o fortalecimento da formação profissional, a implementação de protocolos específicos e a integração de ferramentas diagnósticas são medidas essenciais para qualificar a atuação da enfermagem.

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Biografia do Autor

Janyelle Barroso da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Letícia Vitória Dias Oliveira, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

Vânia Maria Alves de Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientadora. Docente do Centro Universitário Santo Agostinho. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2025-09-13

Como Citar

Silva, J. B. da, Oliveira, L. V. D., & Sousa, V. M. A. de. (2025). O PAPEL DA ENFERMAGEM NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1939–1955. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21037