O PAPEL DA ENFERMAGEM NA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21037Palavras-chave:
Transtornos do neurodesenvolvimento. Diagnóstico precoce. Desenvolvimento infantil.Resumo
Esse artigo buscou analisar as ações de enfermagem na identificação precoce de transtornos do neurodesenvolvimento na infância. O desenvolvimento infantil é um processo contínuo e dinâmico, alterações nesse percurso podem resultar em transtornos que afetam significativamente a interação da criança com o ambiente. A enfermagem exerce papel fundamental nesse contexto, porém enfrenta limitações associadas à formação acadêmica deficiente, ausência de protocolos específicos e carência de capacitação permanente. A partir de uma revisão de escopo, foram analisadas evidências disponíveis na literatura científica e em documentos técnicos, com o intuito de identificar práticas, desafios e instrumentos utilizados por enfermeiros na detecção precoce desses transtornos. Os resultados evidenciaram que, embora ferramentas como M-CHAT, CARS, ESAT, DENVER II, MSEL, AMSE e ADI-R sejam reconhecidas pela sua efetividade, sua aplicação ainda é limitada na prática clínica. A literatura reforça a importância do enfermeiro na orientação familiar, no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na articulação com equipes interdisciplinares. Estratégias como visitas domiciliares, intervenções psicossociais e o uso de tecnologias educativas mostraram-se eficazes. Conclui-se que o fortalecimento da formação profissional, a implementação de protocolos específicos e a integração de ferramentas diagnósticas são medidas essenciais para qualificar a atuação da enfermagem.
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