ALEITAMENTO MATERNO E AS PRINCIPAIS INTERCORRÊNCIAS QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE

Autores

  • Júlia Nicoly Santos Felix da Silva Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda - FACCOTUR
  • Manassés Felix da Silva Júnior Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU
  • Ana Carla Virgínio Rodrigues da Silva Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR
  • José Mendes da Silva Neto Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR
  • Vanessa Tito Bezerra de Araújo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU
  • Matheus Phellipe Santos Felix da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6392

Palavras-chave:

Leite materno. Saúde materno-infantil. Processos inflamatórios.

Resumo

O aleitamento materno (AM) é uma realização importante devido ser um fator redutor da morbimortalidade infantil. O AM deve ser um ato prolongado acerca dos 6 primeiros meses de vida e contínuo até os 2 anos como alimentação complementar, garantindo um adequado desenvolvimento estrutural e funcional de tecidos, órgãos e estruturas orofaciais. As intercorrências que surgem durante essa fase como o ingurgitamento, fissura e a mastite mamária vem sendo base para estudos devido sua relação direta ao desmame precoce. O trabalho objetivou pesquisar sobre o AM e as principais intercorrências que levam ao desmame precoce através de uma revisão bibliográfica da literatura. Foi realizada uma busca para seleção das palavras - chave da selecionando os seguintes termos “leite materno”, “saúde materno-infantil" e “processos inflamatórios" como descritores de pesquisa, com seleção final de 15 artigos entre o período de 2008 a 2021. A literatura apontou intercorrências decisivas para o desmame precoce, e demonstrou um grande percentual de mulheres que todos os anos entram para a estatística do não aleitamento A literatura apontou intercorrências decisivas para o desmame precoce, e demonstrou um grande percentual de mulheres que todos os anos entram para a estatística do não aleitamento. Desse modo, conclui-se que o AM é essencial na vida do lactente previsto ser redutor dos fatores de riscos e promover um desenvolvimento saudável. Incentivar através de ações educativas e orientações durante a consulta, evitando prejuízos ao crescimento do bebê, trazendo qualidade na fase de lactação para a mãe e propiciar saúde para ambos.

Biografia do Autor

Júlia Nicoly Santos Felix da Silva, Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda - FACCOTUR

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda - FACCOTUR. E-mail: julianicolly_nutricionista@hotmail.com.

Manassés Felix da Silva Júnior, Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU. E-mail: manasses_felixn@hotmail.com.

Ana Carla Virgínio Rodrigues da Silva, Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR. E-mail: anacarla-rodrigues@live.com.

José Mendes da Silva Neto, Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR

Graduado em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Comunicação de Olinda – FACCOTUR. E-mail: netto_mendes28@outlook.com.

Vanessa Tito Bezerra de Araújo, Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU. E-mail: vanessarj.nutricionista@gmail.com 

Matheus Phellipe Santos Felix da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. matheus.phellipe@ufpe.com.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Silva, J. N. S. F. da ., Silva Júnior, M. F. da ., Silva, A. C. V. R. da ., Silva Neto, J. M. da ., Araújo, V. T. B. de ., & Silva, M. P. S. F. da . (2022). ALEITAMENTO MATERNO E AS PRINCIPAIS INTERCORRÊNCIAS QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1047–1057. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6392