METODOLOGIA ATIVA: A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Josilaine Souza de Morais Must University
  • Elbia Cristina Silva dos Santos Costa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21541

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Professores. Protagonismo Estudantil. Rotação por Estações.

Resumo

Este artigo buscou analisar a Rotação por Estações como uma metodologia ativa de aprendizagem no contexto da cultura digital do século XXI. Diante da superação do modelo tradicional, em que o professor é o único detentor do conhecimento, o estudo revisita as metodologias ativas como estratégias centradas no aluno, que constrói o próprio conhecimento. A Rotação por Estações, uma modalidade do ensino híbrido, oferece aos alunos a oportunidade de aprender em grupo, pesquisar, refletir e buscar soluções nas estações de aprendizagem, exigindo dos professores o aperfeiçoamento da práxis e o reconhecimento dos saberes dos alunos. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, estruturada em três eixos temáticos: metodologias ativas, o papel do professor e a Rotação por Estações. A pesquisa constatou, na literatura, que a Rotação por Estações pode transformar os aprendizes em sujeitos reflexivos, críticos, autônomos e protagonistas do próprio conhecimento. Contudo, os desafios quanto à resistência docente, falta de aperfeiçoamento e a carência tecnológica constituem-se como barreiras para sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilaine Souza de Morais, Must University

Graduada em Pedagogia e Letras. Especialização em Educação Especial e Linguística aplicada ao Ensino de Português na Educação Básica. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Elbia Cristina Silva dos Santos Costa, Must University

Graduada em Letras. Especialização em Docência e Prática de Ensino em Português. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Downloads

Publicado

2025-10-18

Como Citar

Morais, J. S. de, & Costa, E. C. S. dos S. (2025). METODOLOGIA ATIVA: A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2975–2983. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21541