METODOLOGIA ATIVA: A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21541Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Professores. Protagonismo Estudantil. Rotação por Estações.Resumo
Este artigo buscou analisar a Rotação por Estações como uma metodologia ativa de aprendizagem no contexto da cultura digital do século XXI. Diante da superação do modelo tradicional, em que o professor é o único detentor do conhecimento, o estudo revisita as metodologias ativas como estratégias centradas no aluno, que constrói o próprio conhecimento. A Rotação por Estações, uma modalidade do ensino híbrido, oferece aos alunos a oportunidade de aprender em grupo, pesquisar, refletir e buscar soluções nas estações de aprendizagem, exigindo dos professores o aperfeiçoamento da práxis e o reconhecimento dos saberes dos alunos. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, estruturada em três eixos temáticos: metodologias ativas, o papel do professor e a Rotação por Estações. A pesquisa constatou, na literatura, que a Rotação por Estações pode transformar os aprendizes em sujeitos reflexivos, críticos, autônomos e protagonistas do próprio conhecimento. Contudo, os desafios quanto à resistência docente, falta de aperfeiçoamento e a carência tecnológica constituem-se como barreiras para sua implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY