NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Vanessa Braga Libano Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21518

Palavras-chave:

Geração digital. Docência. Práticas digitais. Inteligência artificial. Educação.

Resumo

O estudo analisou de que maneira as práticas digitais da geração digital impactaram o trabalho docente no contexto escolar. Partiu-se do problema de como os estudantes, ao incorporarem práticas digitais em seu cotidiano, influenciaram o ensino e a mediação do conhecimento. O objetivo consistiu em compreender os efeitos dessas práticas sobre a docência, identificando os desafios e possibilidades para a atuação do professor. A pesquisa, de caráter bibliográfico, utilizou abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de artigos científicos, livros e repositórios digitais. O desenvolvimento evidenciou que a atenção fragmentada, a preferência por conteúdos rápidos e a diversidade de recursos digitais exigiram novas metodologias, planejamento pedagógico crítico e formação docente permanente. Também foi observado que a inteligência artificial ampliou oportunidades de personalização do ensino, embora tenha trazido desafios éticos e metodológicos. As considerações finais indicaram que a docência precisou ser ressignificada, reforçando o papel do professor como mediador e orientador, capaz de articular tecnologias digitais a aprendizagens críticas e significativas. Concluiu-se que, embora o estudo tenha destacado contribuições relevantes, ainda são necessários novos trabalhos para aprofundar a análise diante da constante evolução tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Braga Libano, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Libano, V. B. (2025). NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA: DESAFIOS E CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1553–1561. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21518