PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA CÁRIE DENTÁRIA E SEUS FACTORES DE RISCO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA ESCOLA BÁSICA DA CERÂMICA, NAMPULA, MOÇAMBIQUE

Autores

  • Alarquia Aly Saíde Universidade Lúrio
  • Muniza Artur Alfredo Universidade Lúrio
  • Abu Saied Universidade Lúrio
  • Augusto José Taímo Universidade Lúrio
  • Celso Arnaldo Bolacha Universidade Lúrio
  • Graciete Nazaré Jaime Universidade Lúrio
  • Almirante Mário Jorge Universidade Lúrio
  • Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde Universidade Lúrio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21394

Palavras-chave:

Cárie dentária. Saúde bucal. Prevalência. Crianças e Adolescentes.

Resumo

Introdução: A cárie dentária representa um dos principais problemas de saúde oral em todo mundo, caracterizada pela desmineralização dos tecidos dentários devido a acção do biofilme bacteriano, potencializada por factores dietéticos, socioeconômicos e comportamentais, com impacto significativo na qualidade de vida. Objectivos: Geral: Identificar a Prevalência da Cárie Dentária em Crianças e Adolescentes na Escola Básica da Cerâmica e seus Factores de Risco, de modo a assegurar a Vigilância em Saúde Bucal. Específicos: Determinar a Cárie Dentária em Dentes Decíduos e Permanentes, nas idades de 5, 6, 12 e 15 anos; Indicar os Factores de Risco da Cárie Dentária, nas idades de 5, 6, 12 e 15 anos e Estimar a Necessidade de Tratamento Dentário nas idades de 5, 6, 12 e 15 anos.  Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional descritivo e analítico transversal de abordagem quali-quantitativa, realizado em 250 alunos, distribuídos igualmente entre crianças de 5 e 6 anos e adolescentes de 12 e 15 anos, os dados foram coletados por meio de questionários e fichas clinicas, e para análise estatística utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson (X2). Resultados: A prevalência de cárie foi de 30,4% (IC 95%: 24,7%-36,1%), sendo maior entre os alunos de 5 e 6 anos (20,4% [IC 95%: 13,3%-27,5%]) em comparação aos de 12 e 15 anos (10% [IC 95%: 4,8%-15,3%]). Observou-se ainda, uma discreta diferença entre gêneros, sem significância estatística (p=0,1331). Os índices ceo-d (0,888) e CPO-D (0,256) indicaram um grau de severidade muito baixo, e baixa experiência de cárie, com predomínio do componente cariado e ausência de dentes restaurados. Houve associação significativa entre dieta cariostática e cárie (p=0,0427), mas não com dieta cariogénica (p=0,2580) nem com frequência de escovagem (p=0,0945). Conclusão: Apesar dos baixos índices de cárie encontrados, a doença permanece um desafio de saúde pública, especialmente nas idades iniciais. A elevada proporção de dentes não tratados e a baixa utilização de serviços odontológicos reforçam desigualdades de acesso e evidenciam a necessidade de fortalecer políticas públicas de prevenção em saúde bucal, com foco na infância e no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alarquia Aly Saíde, Universidade Lúrio

Doutor em Ciências Odontológicas Aplicadas pela Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Professor e pesquisador da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique.

Muniza Artur Alfredo, Universidade Lúrio

Graduanda em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Abu Saied, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Augusto José Taímo, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Celso Arnaldo Bolacha, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Graciete Nazaré Jaime, Universidade Lúrio

Graduando em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Moçambique.

Almirante Mário Jorge, Universidade Lúrio

Graduado em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Médico dentista no Centro Médico ProDente (Laboratório de Prótese Dentária – Nampula).

Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde, Universidade Lúrio

Licenciada em Medicina Dentária pela Universidade Lúrio, Mestre em Medicina Tropical e Saúde Internacional pela Universidade Lúrio, Doutoranda em Ciências Odontológicas Aplicadas: Periodontia, pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

Saíde, A. A., Alfredo, M. A., Saied, A., Taímo, A. J., Bolacha, C. A., Jaime, G. N., … Saíde, L. R. M. B. (2025). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA CÁRIE DENTÁRIA E SEUS FACTORES DE RISCO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA ESCOLA BÁSICA DA CERÂMICA, NAMPULA, MOÇAMBIQUE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1517–1541. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21394