EDUCAÇÃO LÚDICA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21388Palavras-chave:
Educação em Saúde. Higiene. Ludoterapia. Primeiros Socorros.Resumo
A educação em saúde na infância, particularmente através de abordagens lúdicas, tem ganhado reconhecimento como estratégia eficaz para promoção de hábitos saudáveis e prevenção de agravos. O objetivo foi analisar as evidências científicas disponíveis sobre a eficácia de estratégias lúdicas no ensino de higiene básica e primeiros socorros para crianças. A metodologia baseou-se em revisão integrativa da literatura, incluindo artigos publicados entre 2020 a 2025. Foram analisados 26 estudos que demonstraram consistentemente a superioridade das abordagens lúdicas sobre métodos tradicionais no ensino de saúde infantil. As abordagens lúdicas mostraram resultados superiores em comparação às tradicionais, com destaque para o aumento do engajamento (88% vs. 45%), de conhecimento (75% vs. 30%) e da execução prática correta (68% vs. 25%). Metodologias específicas, como jogos educativos (80%), simulações com tinta (90%) e músicas (85%), apresentaram maior impacto, sobretudo quando conduzidas por facilitadores capacitados, cuja atuação elevou a efetividade das intervenções em 55%. As estratégias lúdicas constituem ferramentas potentes para educação em saúde infantil, promovendo maior engajamento, melhor retenção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades práticas essenciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY