EDUCAÇÃO LÚDICA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS

Autores/as

  • Haila Moulin Multivix
  • Gabriela Darós Multivix
  • Iuri Ferreira Multivix
  • Mateus Soprani Multivix
  • Emanuele Simão Multivix
  • Kamyle César Castro Multivix
  • Walace Fraga Rizo Multivix

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21388

Palabras clave:

Educação em Saúde. Higiene. Ludoterapia. Primeiros Socorros.

Resumen

A educação em saúde na infância, particularmente através de abordagens lúdicas, tem ganhado reconhecimento como estratégia eficaz para promoção de hábitos saudáveis e prevenção de agravos. O objetivo foi analisar as evidências científicas disponíveis sobre a eficácia de estratégias lúdicas no ensino de higiene básica e primeiros socorros para crianças. A metodologia baseou-se em revisão integrativa da literatura, incluindo artigos publicados entre 2020 a 2025. Foram analisados 26 estudos que demonstraram consistentemente a superioridade das abordagens lúdicas sobre métodos tradicionais no ensino de saúde infantil. As abordagens lúdicas mostraram resultados superiores em comparação às tradicionais, com destaque para o aumento do engajamento (88% vs. 45%), de conhecimento (75% vs. 30%) e da execução prática correta (68% vs. 25%). Metodologias específicas, como jogos educativos (80%), simulações com tinta (90%) e músicas (85%), apresentaram maior impacto, sobretudo quando conduzidas por facilitadores capacitados, cuja atuação elevou a efetividade das intervenções em 55%. As estratégias lúdicas constituem ferramentas potentes para educação em saúde infantil, promovendo maior engajamento, melhor retenção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades práticas essenciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Haila Moulin, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Gabriela Darós, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Iuri Ferreira, Multivix

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Mateus Soprani, Multivix

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Emanuele Simão, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Kamyle César Castro, Multivix

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário – Multivix, Cachoeiro de Itapemirim-ES, Brasil.

Walace Fraga Rizo, Multivix

Doutor em Ciências USP/RP e Professor Orientador do Centro Universitário – Multivix – ES.

Publicado

2025-10-07

Cómo citar

Moulin, H., Darós, G., Ferreira, I., Soprani, M., Simão, E., Castro, K. C., & Rizo, W. F. (2025). EDUCAÇÃO LÚDICA EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 807–815. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21388