O PDCA E A CULTURA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA

Autores

  • Kátia Helena Burguez de Souza Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21313

Palavras-chave:

Autoavaliação. Gestão Escolar. PDCA. Planejamento. Avaliação Institucional. Educação Pública.

Resumo

Esta pesquisa analisa a relação entre o ciclo PDCA e a consolidação da cultura da autoavaliação institucional no contexto das escolas públicas. O objetivo foi compreender de que maneira o PDCA pode estruturar práticas avaliativas contínuas e fortalecer a gestão democrática a partir da escuta, do planejamento participativo e da tomada de decisão com base em evidências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores que discutem gestão educacional, avaliação institucional e planejamento estratégico. Os resultados indicam que o PDCA, ao organizar as etapas da gestão em lógica cíclica, potencializa a autoavaliação como ferramenta de formação, planejamento e transformação. A pesquisa destaca a importância de institucionalizar essa prática como parte da rotina escolar, garantindo tempo, formação e condições para que os sujeitos se envolvam no processo.

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Biografia do Autor

Kátia Helena Burguez de Souza, Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim.

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Souza, K. H. B. de. (2025). O PDCA E A CULTURA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 4047–4054. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21313