ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE: IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO, ASSIDUIDADE E DESEMPENHO PEDAGÓGICO EM QUELIMANE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21265

Palavras-chave:

Gestão de recursos humanos. Professores. Motivação profissional. Políticas públicas.

Resumo

Este estudo teve como objectivo descrever as percepções dos docentes sobre os impactos da falta de enquadramento profissional na sua motivação, assiduidade e desempenho pedagógico, tomando como campo de análise o distrito de Quelimane, em Moçambique. Metodologicamente, recorreu-se a uma abordagem mista. A componente quantitativa envolveu a aplicação de questionários a 370 professores em exercício, enquanto a qualitativa consistiu em entrevistas semi-estruturadas com docentes em espera prolongada, directores de escola e técnicos do sector distrital de educação. Os resultados apontam para um quadro de desmotivação generalizada: 78% dos professores percebem o processo de enquadramento como pouco transparente, 65% referem diminuição da assiduidade associada à estagnação na carreira e mais de 70% admitem recorrer a actividades paralelas para complementar os rendimentos. As narrativas qualitativas reforçam estes achados, evidenciando sentimentos de frustração, descrédito institucional e dificuldades em manter padrões de qualidade pedagógica. Conclui-se que a ausência de enquadramento profissional compromete a valorização simbólica e material da carreira docente, afectando directamente a qualidade do ensino e a confiança dos cidadãos na escola pública.

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Biografia do Autor

Simão José Charles Campira, Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique

Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique. Candidato. https://orcid.org/0009-0009-1245-5567.

Lino Marques Samuel, Universidade Católica de Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Faculdade de Educação e Comunicação- Universidade Católica de Moçambique. Director da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Orientador. https://orcid.org/0000-0002-3847-9833.

Ruben Daniel Ulaia, Universidade Católica de Moçambique

Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais – Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique. Assistente Universitário. Candidato-convidado.  https://orcid.org/0000-0003-2097-5852.

Aniceto Fernando Mapfala, niversidade Licungo

Doutor em Ciências de Educação- Especialidade de Educação, Cultura e Identidade. Universidade de Lyon 2 (França). Director da Faculdade de Educação – Universidade Licungo.  https://orcid.org/0009-0004-7874-0735

 

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

Campira, S. J. C., Samuel, L. M., Ulaia, R. D., & Mapfala, A. F. (2025). ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE: IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO, ASSIDUIDADE E DESEMPENHO PEDAGÓGICO EM QUELIMANE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 284–296. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21265