ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE: IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO, ASSIDUIDADE E DESEMPENHO PEDAGÓGICO EM QUELIMANE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21265Palavras-chave:
Gestão de recursos humanos. Professores. Motivação profissional. Políticas públicas.Resumo
Este estudo teve como objectivo descrever as percepções dos docentes sobre os impactos da falta de enquadramento profissional na sua motivação, assiduidade e desempenho pedagógico, tomando como campo de análise o distrito de Quelimane, em Moçambique. Metodologicamente, recorreu-se a uma abordagem mista. A componente quantitativa envolveu a aplicação de questionários a 370 professores em exercício, enquanto a qualitativa consistiu em entrevistas semi-estruturadas com docentes em espera prolongada, directores de escola e técnicos do sector distrital de educação. Os resultados apontam para um quadro de desmotivação generalizada: 78% dos professores percebem o processo de enquadramento como pouco transparente, 65% referem diminuição da assiduidade associada à estagnação na carreira e mais de 70% admitem recorrer a actividades paralelas para complementar os rendimentos. As narrativas qualitativas reforçam estes achados, evidenciando sentimentos de frustração, descrédito institucional e dificuldades em manter padrões de qualidade pedagógica. Conclui-se que a ausência de enquadramento profissional compromete a valorização simbólica e material da carreira docente, afectando directamente a qualidade do ensino e a confiança dos cidadãos na escola pública.
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