EDUCAÇÃO ESPECIAL E ALTAS HABILIDADES: UM OLHAR PSICANALÍTICO NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Sheila de Oliveira Souza Lima
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário
  • Aline Nazaré Nogueira University Christian Absolute

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20747

Palavras-chave:

Educação Especial para especiais, identificação e Habilidades desse público e Psicanálise para indivíduos com altas habilidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvendar a importância da educação especial e altas habilidades em um olhar psicanalítico no atendimento de crianças e adolescentes nas escolas e no âmbito social. Em se tratar de educação especial, esta tem por finalidade principal oportunizar ao aluno com necessidades especiais o aperfeiçoamento de suas capacidades, no ponto de vista intelectual, físico, social e do trabalho, por meio do conhecimento, habilidades e aptidões, proporcionando seu bem-estar e realizações. A LBD (Lei de Diretrizes e Bases) tem como missão estabelecer e estruturar  a educação no Brasil, do ensino infantil até o superior, com propósito de garantir  o direito social à educação a todos os discentes brasileiros, verificando habilidades, no cenário educacional, em que apresentam  acatamento  a recursos que necessitam ser praticados em cada elemento curricular, que irão consentir  a aplicabilidade técnicas das atribuições  expostas  na BNCC(Base Nacional Comum Curricular). Em outra perspectiva, a psicanálise torna-se imprescindível nestes casos, intervindo nas ações educativas, uma vez que, consente  a ponderação  e que o educador (a) compreenda  a efetividade pedagógica em volta do aluno e sua capacidade ao desenvolver caminhos  em relação à sua atuação em sala de aula, ainda que seja fundada  na estruturação teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila de Oliveira Souza Lima

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário. IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

Aline Nazaré Nogueira, University Christian Absolute

Doutora em Ciências da Educação pela ACU - University Christian Absolute, Mestre em História da Educação pela Universidade de Lisboa  - Professora da secretaria de Educação do Distrito Federal - DF. Pedagoga e bacharel em Direito.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Lima, S. de O. S., Leal, D. A., & Nogueira, A. N. (2025). EDUCAÇÃO ESPECIAL E ALTAS HABILIDADES: UM OLHAR PSICANALÍTICO NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1854–1865. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20747