EDUCAÇÃO ESPECIAL E ALTAS HABILIDADES: UM OLHAR PSICANALÍTICO NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20747Palavras-chave:
Educação Especial para especiais, identificação e Habilidades desse público e Psicanálise para indivíduos com altas habilidades.Resumo
Este artigo tem como objetivo desvendar a importância da educação especial e altas habilidades em um olhar psicanalítico no atendimento de crianças e adolescentes nas escolas e no âmbito social. Em se tratar de educação especial, esta tem por finalidade principal oportunizar ao aluno com necessidades especiais o aperfeiçoamento de suas capacidades, no ponto de vista intelectual, físico, social e do trabalho, por meio do conhecimento, habilidades e aptidões, proporcionando seu bem-estar e realizações. A LBD (Lei de Diretrizes e Bases) tem como missão estabelecer e estruturar a educação no Brasil, do ensino infantil até o superior, com propósito de garantir o direito social à educação a todos os discentes brasileiros, verificando habilidades, no cenário educacional, em que apresentam acatamento a recursos que necessitam ser praticados em cada elemento curricular, que irão consentir a aplicabilidade técnicas das atribuições expostas na BNCC(Base Nacional Comum Curricular). Em outra perspectiva, a psicanálise torna-se imprescindível nestes casos, intervindo nas ações educativas, uma vez que, consente a ponderação e que o educador (a) compreenda a efetividade pedagógica em volta do aluno e sua capacidade ao desenvolver caminhos em relação à sua atuação em sala de aula, ainda que seja fundada na estruturação teórica.
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