MUSICOTERAPIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • José Francisco Iatski Rineldi Universidade Estadual do Paraná
  • Hellen Tsuruda Amaral Universidade Estadual do Paraná
  • Hermes Soares dos Santos Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20713

Palavras-chave:

Musicoterapia. Inteligência artificial. Ciência de dados.

Resumo

Esta revisão integrativa investigou na literatura científica a integração de inteligência artificial (IA) na prática e pesquisa musicoterapêutica, com a finalidade de identificar temas comuns, projeções futuras e aproximações da Musicoterapia na área tecnológica, com objetivo geral de investigar a integração da inteligência artificial na prática e pesquisa em Musicoterapia.A busca na literatura foi realizada em setembro de 2024. Foram selecionados 22 estudos que apontam o uso de inteligência artificial como ferramenta musicoterapêutica no processamento, análise e geração de dados. Os resultados apontam para quatro principais frentes de integração entre inteligência artificial e musicoterapia, que envolvem sistemas de recomendação musical personalizados, instrumentação e monitoramento em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), classificação de emoções e Implementação de Sistemas de Robótica Assistiva (SAR). Também é destacada a falta de padronização clínica dos algoritmos selecionados, ensaiados com participantes e uma epistemologia musicoterapêutica conduzindo o desenvolvimento da inteligência artificial, todos os textos foram publicados no idioma inglês com predomínio de pesquisadores nos países China e Estados Unidos da América. A integração da IA na musicoterapia oferece novos parâmetros na abordagem clínica e eleva a necessidade da articulação entre a bioética e ciência de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Iatski Rineldi, Universidade Estadual do Paraná

Graduando do Bacharelado em Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná. 

Hellen Tsuruda Amaral, Universidade Estadual do Paraná

Orientadora. Psicóloga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Curitiba 2.

Hermes Soares dos Santos, Universidade Estadual do Paraná

Coorientador. Musicoterapeuta. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Efetivo na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Curitiba 2.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Rineldi, J. F. I., Amaral, H. T., & Santos, H. S. dos. (2025). MUSICOTERAPIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2259–2279. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20713