FREQUÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PARAGUAIA: UM ESTUDO DESCRITIVO PRELIMINAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20712Palavras-chave:
Síndrome de Burnout. Médicos Docentes. Educação Médica. Maslach Burnout Inventory. Paraguai. Esgotamento Emocional. Despersonalização. Realização Pessoal.Resumo
Este estudo preliminar descreve as manifestações da síndrome de burnout (SB) em médicos docentes da Universidad del Sol (UNADES) no Paraguai, utilizando o Maslach Burnout Inventory (MBI) numa amostra de 28 participantes. Os resultados revelaram padrões heterogêneos, destacando o esgotamento emocional com fadiga e desgaste relatados por uma parte considerável da amostra. A despersonalização mostrou uma tendência geralmente baixa, embora 25% dos docentes indicassem alta indiferença para com as pessoas atendidas. A realização pessoal apresentou grande variabilidade, com opiniões divididas sobre a eficácia e o ânimo no trabalho, embora a maioria tenha relatado uma influência positiva nos outros. Apesar das limitações metodológicas, como a escala Likert adaptada e o tamanho amostral reduzido, que impedem a determinação da prevalência formal ou comparações padronizadas, o estudo identifica áreas de preocupação no esgotamento emocional e na despersonalização. Conclui-se que é necessária uma investigação mais robusta e sugere-se que a instituição considere estratégias de apoio para o bem-estar do seu corpo docente.
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