FORTALECIMENTO DO VÍNCULO FAMÍLIA–ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alzira Veiga Martins Grando UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20621

Palavras-chave:

Família. Escola. Educação Integral.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as estratégias adotadas pelas escolas de Ensino Fundamental para fortalecer o vínculo com as famílias, promovendo uma educação mais integral e participativa. Com base em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foram examinadas produções acadêmicas, legislações educacionais e documentos oficiais que tratam da importância da participação da família no contexto escolar. Os resultados apontam que, embora existam políticas públicas que incentivem essa aproximação, ainda persistem barreiras estruturais, culturais e comunicacionais que dificultam a construção de uma parceria efetiva entre escola e família. No entanto, a literatura aponta caminhos possíveis, como a formação continuada dos docentes, o investimento em canais de escuta ativa e a valorização do conhecimento comunitário. Conclui-se que o fortalecimento desse vínculo não depende apenas de ações pontuais, mas de uma cultura institucional que reconheça a família como sujeito educativo e corresponsável pelo processo de aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alzira Veiga Martins Grando, UNEATLANTICO

Mestra em Formação de Professores pela UNEATLANTICO.

 

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Publicado

2025-08-14

Como Citar

Grando, A. V. M. (2025). FORTALECIMENTO DO VÍNCULO FAMÍLIA–ESCOLA: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1244–1255. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20621