AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO E MELHORIA DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Francisco Cleiton Silva Gomes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20613

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Material Didático. Inovação Pedagógica.

Resumo

Esse artigo buscou discutir o uso das tecnologias digitais como ferramenta para a produção e a melhoria do material didático no contexto escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, foi desenvolvida por meio da análise de obras teóricas e documentos oficiais que abordam o uso das TICs na educação. O estudo teve como objetivo compreender como os recursos digitais podem ser utilizados pelos professores na elaboração de materiais pedagógicos mais interativos, inclusivos e contextualizados, alinhados às demandas da educação contemporânea. Os resultados indicaram que o uso das tecnologias digitais favorece a autonomia docente, a personalização do ensino e o engajamento dos estudantes, mas também evidencia desafios como a falta de formação adequada, infraestrutura limitada e resistência a novas práticas. Conclui-se que a integração das tecnologias à produção do material didático requer apoio institucional, políticas públicas consistentes e valorização da autoria docente, de modo que a escola possa construir uma prática pedagógica mais significativa, criativa e em sintonia com as novas formas de aprender e ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Cleiton Silva Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Especialização em Gestão Escolar pela  Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

Gomes, F. C. S. (2025). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO E MELHORIA DO MATERIAL DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1010–1020. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20613